Acessórios Você Sabia?

Roupas térmicas. Quando usar e suas vantagens

As roupas térmicas são muito usadas por ciclistas, corredores e jogadores de futebol. Mas a dúvida é: para que elas servem e quais seus benefícios? No caso da camisa térmica, ela traz uma função diferente das camisas tradicionais: manter a temperatura do corpo. Ela pode ser usada por baixo de alguma outra blusa ou somente ela. Uma das principais vantagens dessa camisa é a absorção do suor. Talvez te incomode no início, mas com o uso frequente, acaba se acostumando. Esse tipo de camisa evita o superaquecimento e no frio mantém o calor do corpo e ela pode ser de manga comprida, manga curta ou regata e tende a ficar bem mais seca do que as outras. Outra vantagem é que diferente de outras camisas, a térmica, por ser mais justa, não causa fricção contra o mamilo evitando aquelas feridas super doloridas, o que é mais do que bem-vindo em uma prova longa, como maratona, por exemplo.

As roupas térmicas foram inicialmente desenvolvidas como um tratamento para distúrbios de inchaço no corpo, onde os membros incham como balões porque os drenos linfáticos do corpo não funcionam corretamente. A compressão das roupas térmicas foi adotada para tratar problemas vasculares também; os médicos descobriram que as meias de compressão por exemplo, ajudaram a gerenciar varizes e a prevenir coágulos sanguíneos em pacientes acamados após cirurgias.

Meias de compressão realizam esta tarefa criando pressão positiva através das várias válvulas unidirecionais nas veias do sangue. A diferença na pressão entre o tornozelo e o joelho encoraja o sangue nas veias a fluir de volta para o coração e contra os efeitos da gravidade, o que pode fazer com que o sangue se junte nas veias de pacientes imóveis. Alguns estudos com atletas mostraram que a meia térmica ajudou na diminuição acentuada da dor depois de um treino longo. Houve uma ligeira tendência para tempos mais rápidos e menores frequências cardíacas entre aqueles que usavam roupas térmicas, mas nada muito significativo.

Em resumo, as roupas térmicas podem não melhorar o desempenho geral durante a prática, mas pode dar credibilidade a afirmações de certos fabricantes que as roupas térmicas são capazes de acelerar o tempo de recuperação, já que o lactato é menor no sangue. Isso significa menor acúmulo de ácido lático, e menos dores na recuperação.

Você usa esse tipo de roupa? Conte pra gente! #BrasilRun

Fontes: Globo Esporte, Beleza Masculina

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade