Artigos Para as Meninas

Mulheres se lesionam menos? Descubra.

mulheres
Foto: Jarkko Johan Söderström

Pesquisas evidenciam que a incidência de lesões em praticantes de atividade física do sexo feminino são menores em relação aos do sexo masculino.

Estes dados demonstram uma habilidade inata nas mulheres de buscarem auxílio e orientação sempre que necessário. Não é novidade que a maior procura por consultas médicas é realizada por mulheres.

Este dado não está relacionado com o péssimo ditado popular que afirma que “a mulher é o sexo frágil” e sim que as mulheres estão preocupadas com a saúde, com o tratamento e a prevenção de doenças e lesões.

Durante a prática de atividades físicas não poderia ser diferente. Uma pesquisa aponta que o índice de lesões no Crossfit é significativamente menor em mulheres do que nos homens. Segundo os pesquisadores, este fato ocorre pois as mulheres tendem buscar orientação sempre que necessário.

Na minha prática clínica, um dos eixos centrais para a saúde da coluna encontra-se na associação do tratamento de Quiropraxia com a prática de atividades físicas. O movimento é fundamental para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Os pacientes constantemente questionam qual é a atividade física ideal, a primeira resposta que escutam é sempre esta:

 

–       o índice de lesões nem sempre está relacionado ao tipo de atividade física, mas como ela é praticada. Escolha um local no qual o educador físico sempre esteja atento, observando a execução dos movimentos e o orientando impecavelmente. 

É claro que é necessário respeitar as particularidades de cada caso, porém qualquer atividade física com orientação inadequada pode provocar lesões. Preparar o corpo para elevar um peso ou para correr exige tempo, condicionamento e consciência corporal. Praticar Crossfit, pedalar, nadar, correr, realizar pilates não é apenas uma questão de força, mas de habilidade, consciência, humildade e muita paciência.

As instruções fornecidas pelo coach, treinador, fisioterapeuta  ou personal é o eixo central para uma prática segura, prazerosa e eficaz. Muitas vezes o atleta não tem consciência dos erros cometidos durante a execução dos movimentos e cabe à quem o orienta alertá-lo. Neste momento a humildade é fundamental, pois não faz sentido aumentar a carga se a execução do movimento é inadequada.

Temos muito a aprender com estas mulheres respeitam os limites do seu corpo e  compreendem que a prevenção é a melhor maneira de preservar a saúde corporal.

A Quiropraxia é eficaz na prevenção de lesões e na manutenção da saúde.  O alinhamento da coluna favorece o funcionamento do sistema nervoso, a respiração, a distribuição de peso e de impacto.  Hoje, atletas de alto rendimento buscam a Quiropraxia visando o aumento do desempenho para alcançar os mais altos níveis competitivos.

A prevenção e manutenção da saúde exige a criação de um estilo de vida saudável que envolve:

Orientação nutricional

Realizar manutenção periódica de Quiropraxia

Realizar manutenção periódica com  seu dentista

Realizar exames periódicos com seu médico

Praticar atividades físicas

Ter momentos de lazer e relaxamento

Cuidar da saúde emocional

Desenvolver consciência corporal

O seu corpo é o seu bem mais precioso e merece este cuidado e atenção.

Autora: Lisani Albertini de Souza, Quiropraxista ABQ 912.

Proprietária da Clínica Dorsalis – Instagram: @dorsalis_quiropraxia

Curtiu? Então leia aqui outros artigos dos nossos especialistas!

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade