Você sabia que provocar o estalo das articulações é prejudicial para a saúde?

No consultório de Quiropraxia inúmeros pacientes relatam que sentem prazer ao estalar a coluna, dedos e até as costelas. Muitas pessoas dizem saber estalar a coluna e pedem para o colega deitar-se no chão ou dão um “abraço” para provocar estalos.  Sair por aí se estalando pode provocar uma sensação de prazer, porém não se engane:

– Nem tudo que é bom faz bem para a saúde.

Você está se colocando em risco ao provocar intencionalmente estalos ou ao ser estalado por uma pessoa que não possui formação para realizar manipulações articulares. Respeite e cuide do seu corpo.

7 motivos para não se estalar:

1º repetidos estalos provocam estresse dos tendões, cápsulas articulares, cartilagens e ligamentos

2º podem provocar lesões

3º podem gerar desalinhamentos articulares

4º podem reduzir a amplitude de movimento articular

5º aceleram o processo de artrose

6º provocam instabilidade articular

7º você não possui conhecimento e formação

Sentir a necessidade de estalar-se geralmente está relacionado com a presença de desalinhamentos  que alteram a biomecânica, provocam sobrecarga e à longo prazo geram lesões. O Quiropraxista é um dos profissionais que podem avaliar e corrigir estes desequilíbrios articulares.

O profissional graduado em Quiropraxia tem conhecimento para avaliar qual articulação deve ser manipulada e como a correção deve ser realizada. Para ser seguro, os ajustes só podem ser realizados após a avaliação de possíveis contraindicações e respeitando a biomecânica articular.  

O alinhamento articular realizado pelo Quiropraxista favorece a biomecânica, o rendimento esportivo, a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Pratique quiropraxia e mantenha a sua saúde em movimento.

Curtiu? Leia aqui também sobre o que é a Quiropraxia

Autora: Lisani Albertini, é quiropraxista e proprietária da clínica Dorsalis Quiropraxia e colunista @BrasilRun

Insta: @dorsalis_quiropraxia