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Os benefícios do Pilates para quem vai começar a correr

Semana passada, falamos sobre o corredor iniciante, aquele indivíduo que resolve começar a correr porque a corrida é uma modalidade gratuita e que só depende da sua disponibilidade de tempo. Falamos também sobre os cuidados que devemos tomar antes de iniciarmos a prática, pois a corrida pode apresentar altos índices de lesões quando não é bem orientada. Além dos exames de rotina para investigar possíveis patologias de base como: hipertensão, cardiopatias, etc, devemos pensar em fazer uma boa avaliação postural e o Pilates pode ser um ótimo aliado para corrigir esses problemas.

Muitas vezes, essas pessoas que sentem dores ou dificuldades logo no início da prática da corrida já apresentavam alguma alteração postural, associadas à dor ou não; em outros casos são indivíduos inexperientes e se excedem no treino semanal ou até são experientes mas ultrapassam seus limites.

Para resolver todas essas questões, se faz necessário um preparo específico para cada caso e hoje vamos falar dos benefícios que o pilates pode trazer para os corredores, sejam eles corredores experientes ou pessoas que querem iniciar a prática da corrida.

O Pilates é baseado em movimentos funcionais e trabalha músculos requisitados durante a corrida. Todos os exercícios devem ser realizados utilizando os princípios do método: concentração, controle, centro, precisão, fluidez e respiração. Ele auxiliará na prevenção de lesões para os novos corredores pois se a pessoa já apresenta alguma dor, provavelmente com a corrida irá piorar. Os exercícios do Pilates podem ainda simular o gesto esportivo para treinar a especificidade do esporte, focando no fortalecimento muscular, alinhamento corporal, postura, consciência corporal, alongamento, melhora de amplitude e qualidade de movimento articular.

Em resumo, os benefícios do Pilates para corredores são:
⁃ Fortalecimento muscular simétrico (reequilibrio muscular);
⁃ Melhora da postura (o que irá diminuir as compensações);
⁃ Melhora da concentração;
⁃ Melhora da consciência corporal e da coordenação motora;
⁃ Diminuição de sobrecarga para coluna;
⁃ Maior expansão de caixa torácica, melhorando a capacidade e o controle respiratório;
⁃ Melhora do equilíbrio, evitando e prevenindo lesões mais sérias e agudas;
⁃ Melhora da técnica da corrida e consequentemente, diminuição do tempo.

Corra atrás hoje mesmo de cuidar e preparar o seu corpo pra começar a correr. #BrasilRun

Fonte: Fisioterapeuta Parceira Brasil Run – Fernanda Baquedano – CREFITO: 3/ 77879-F – instrutora de Pilates, RPG, acupunturista e coach em LPF no Espaço Fernanda Baquedano (contato: 13 99740-7373 @espacofernandabaquedano)

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