Chama o Doutor

Pubalgia: sintomas, causas e prevenção

pubalgia

Pubalgia é um termo genérico que se refere à dores ou desconfortos na região da sínfise púbica. O púbis está localizado na cintura pélvica, a qual é composta pela articulação sacro-ilíaca, sínfise púbica e por inserções musculares. Este complexo articular está diretamente relacionado com a coluna vertebral e a caixa torácica.

Processos inflamatórios na articulação púbica são extremamente limitantes. Os atletas mais afetados por esta lesão são corredores, jogadores de basquete e de esportes que envolvem chutes.

A causa mais comum são microtraumas repetitivos na articulação ou nos músculos que nela se inserem.  Os sintomas envolvem  dor ou desconforto em região púbica, lombalgia e dificuldade para execução de movimentos com membros inferiores.  Alguns pacientes relatam desconforto ao urinar e aumento das cólicas durante a ovulação ou período menstrual. Atenção, sintomas associados ao sistema geniturinário devem ser avaliados em conjunto com um médico de confiança.

Alterações na sínfise púbica, prejudicam a mecânica da cintura pélvica e podem provocar disfunção sacroilíaca.  Como consequência alteram o centro de gravidade, a distribuição do peso nos membros inferiores e na cintura pélvica. O equilíbrio, a transição da passada, o impulso durante a corrida, o direcionando da bola de futebol dependem diretamente desta mecânica articular e muscular.

A estabilização da sínfise púbica durante a corrida está diretamente relacionada com o alinhamento e a ação dos músculos abdominais em sinergia com os músculos paravertebrais. Desalinhamentos articulares e desequilíbrios musculares interferem na distribuição de forças na sínfise púbica e predispõe o atleta à pubalgia decorrente de microtraumas e esses microtraumas repetitivos a longo prazo podem afastar o atleta da prática esportiva.

O tratamento preventivo  com Quiropraxia, condicionamento físico e alongamentos é uma ótima opção para manter a saúde em movimento.

Autor: Lisani Albertini (ABQ 912), Quiropraxista e proprietária da Clínica Dorsalis Quiropraxia

Instagram: @dorsalis_quiropraxia

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade