Chama o Doutor

Top 5 lesões mais comuns entre corredores e como evitá-las.

lesoes
Foto: Freepik

Embora a alegria de correr seja diferente de qualquer outra coisa, os movimentos repetidos envolvidos podem ser difíceis para o corpo do atleta. Muitas lesões podem afastar-nos da corrida por semanas ou meses.

Se você está correndo por prazer ou treinando para uma corrida, as dores e pontadas virão ao longo do caminho.  E a prevenção de lesões não é sobre a ausência de dor e sim, sobre ter a reação certa quando essa dor aparece.

Uma resposta oportuna ajudará você a evitar lesões agudas, e aqui nesse artigo vamos falar das 5 lesões mais comuns entre os atletas de corrida, e saber como o corredor pode se desviar desse obstáculo.

1. Joelho do corredor.

Embora possa afetar outros atletas, os corredores são os mais comumente acometidos por essa dor ou sensibilidade no joelho, ou ao redor da rótula. De acordo com um estudo, esse tipo de dor é responsável por 57% de todos os problemas no joelho em corredores.

2. Tendinite de Aquiles

Até 20% dos corredores são afetados por essa lesão, que aparece quando o tendão de Aquiles, conectando os dois principais músculos da panturrilha à parte de trás do calcanhar, sofre muito estresse.

3. Lesão dos músculos isquiotibiais. 

Seus tendões compõem a maioria dos músculos na parte de trás das coxas, impulsionando você para frente durante a corrida. As tensões nos isquiotibiais são comuns e levam muito tempo para cicatrizar.

4. Dores nas canelas.

Também conhecida como síndrome do estresse tibial medial ou canelite, essa dor nas canelas representa cerca de 15% de todas as lesões. O atleta pode andar e até pular sem dor, mas há um aperto e dor ao redor de sua canela quando ele corre.

5. Fratura por Estresse.

Para os corredores, o impacto constante da atividade pode causar muita tensão nas canelas, pés ou ossos do calcanhar, e levar a uma fratura por estresse. Essa é a mais grave de todas as lesões e diferente de uma fratura aguda que ocorre em um breve momento, as fraturas por estresse acontecem gradualmente, o que significa que podem ser prevenidas.

Se prevenindo de todas as lesões.

Todo corredor é um quebra-cabeça, com uma história diferente de anatomia e lesão, por isso a prevenção de lesões é desafiadora. Mas seguir alguns conselhos sobre exercícios, calçados, entre outros, pode diminuir sua chance de lesões.

E na batalha contra esses problemas, a melhor armadura de um corredor é um corpo forte, adquirido por um treinamento de força. Músculos fortes, ligamentos e tendões protegem contra o impacto, melhoram a forma, e levam a uma marcha consistente.

Quando um corpo forte corre, o cérebro diz aos músculos para se prepararem para o impacto antes que o pé caia no chão. Portanto se você atleta quer saber como evitar essas e outras lesões siga essas dicas.

Curtiu? Então leia aqui também sobre como livrar seu joelho das lesões mais comuns!

Conheça a Brasil Run Store e tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais!

Newsletter

Publicidade