Chama o Doutor

Ventosaterapia. Entenda os benefícios desse tratamento

A terapia de ventosa denomina “Ventosaterapia” é um tratamento natural e seguro, ideal para filtrar, decompor e expelir as toxinas e o sangue residual do organismo. O resultado é que esse tratamento acaba dinamizando o fornecimento do oxigênio no tecido epitelial e fortalece o metabolismo, promovendo uma sensível melhora na constituição orgânica. Resultado também em uma maior resistência com aumento da capacidade natural do corpo para combater e prevenir doenças.

Os principais benefícios da Ventosaterapia:

1: Purificação do Sangue: a ventosa ajuda a expelir o sangue estagnado (acidificado, residual,toxinas) nos vasos capilares, filtra o sangue doente e decompõe as toxinas acelerando o processo de regeneração das proteínas do soro, e promove a renovação sanguínea sem que haja desperdício mínimo de sangue. No mesmo tempo a força do vácuo dinamiza a rosca gasosa nos tecidos da epiderme, estimulando a oxigenação e a respiração cutânea, auxiliando assim nessa purificação sanguínea .

2: Retardamento da velhice: o sangue purificado é um sangue renovado, sendo o mesmo, rico em cálcio. A acidificação que ocorre no processo é fonte de novos de nutrientes para as células, o que retarda o processo de envelhecimento e estimula os nervos para maior produção de hormônios que fortalecem o metabolismo.

Os componentes da técnica de Ventosaterapia são um copo de acrílico, que tem sua boca aderida a superfície da pele. Na parte superior e posterior a boca há um dispositivo de válvula que bloqueia a entrada e saída do ar. A bomba de sucção de ar serve para produzir o vácuo no interior, o que ocorre ao bombearmos o dispositivo da válvula para expelir o ar de dentro do recipiente.

O método de aplicação para o corpo inteiro em indivíduos de corpo sadio, é um vácuo de intensidade média, com um número de ventosas de 10 à 15. O tempo variável desta aplicação é de 1 a 3 minutos, sendo que depende da constituição corpórea do indivíduo/paciente, a potência do vácuo e o tempo de aplicação.

Já para tratamento localizado aplica-se um vácuo de intensidade forte e o respectivo tempo de aplicação poderá atingir 5 minutos e o número de ventosas recomendado neste caso é de 2 a 5. Para a constituição física normal, o tempo de aplicação recomendado é de 1 minuto para cada local. Já para os indivíduos com constituição física saudável ou obesa, o tempo de aplicação poderá variar entre 5 à 10 minutos. Em caso de constituição física débil ou enferma, o tempo adequado é de 20 a 30 segundos.

Fonte:Parceiro Brasil Run – Doutor Fabiano Gil ( CREFITO 37172-F) – Reabilitação Músculo Esquelética a Alterações do Padrão e Desarmonias Posturais, Treinamento Físico com Fisiologia do Exercício na Clínica FG Fisioterapia. (insta @fisiofabianogil)

Newsletter

Publicidade