Chama o Doutor Comer Bem

A saúde de um corredor pode ter seus percalços. Conheça.

Sua saúde é primordial e muitas vezes é a preocupação com ela que te leva a correr. Mas a corrida pode desencadear alguns problemas se você não conhecer os limites do seu corpo e não fizer uma combinação de alimentação correta e acompanhamento médico. Antes e durante os treinos, é importante tomar alguns cuidados para evitar esses problemas de saúde – como desidratação, hipotermia e até mesmo vômitos após a competição.

Encontramos alguns dos mais comuns. Conheça-os e veja o que fazer para evitá-los, mantendo sua saúde em dia:

Náusea e vômitos
Isso acontece devido ao desvio de fluxo sanguíneo. Durante a atividade, o fluxo sanguíneo do intestino e do estômago é desviado para órgãos como o pulmão, coração e isso acaba diminuindo a motilidade gástrica, o que leva a náuseas e vômitos. Para evitar, consulte um médico e procure comer em poucas quantidades, além de não experimentar nada novo no dia da prova.

Hipoglicemia
Ela acontece quando há pouco açúcar (glicose) no sangue e é mais comum em atletas que sofrem de diabetes, mas também há casos de pessoas com boa saúde que passam por esse problema. Ela pode causar mal estar, dor de cabeça, queda de pressão, suor nas mãos, náusea etc. A melhor forma de se prevenir contra o problema é através da alimentação. Uma boa dica é apostar nos géis de carboidratos. Eles podem ser uma boa opção para normalizar os níveis de glicemia do corpo. Outros alimentos como bombons, sucos de laranja ou o próprio açúcar, também ajudam.

Desidratação
Geralmente acontece devido à exposição a altas temperaturas e ao excesso de suor. Por isso, hidratar-se antes e durante a prova é de extrema importância.

Hipotermia
Esse problema é muito comum em atletas que não estão com a roupa adequada para a corrida e que acabam se expondo ao frio. Os sintomas são calafrios, perda de coordenação, fadiga e lentidão nos movimentos. Se você sentir os sintomas, procure o posto médico da prova imediatamente.

Hipertermia
É a elevação de temperatura do corpo. Geralmente acontece devido ao excesso de força na atividade física – principalmente em atletas com bastante músculo. Gera náusea, vômitos, câimbras e incoordenação muscular. A prevenção é feita a partir dos treinos – fique atento aos sintomas, caso houver algum pare imediatamente. Procure sempre usar roupas leves durante as atividades e, se o ambiente estiver muito abafado, busque por refrigeração.

Lesões
As lesões e problemas musculares mais comuns entre os corredores são: fascite plantar; canelite; joelho de corredor; câimbras etc. Para se prevenir contra esses problemas, é necessário ter volume de treino.

Coloque sua saúde sempre em primeiro lugar e busque profissionais de confiança para uma boa orientação. #BrasilRun

Fonte: Sua Corrida

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

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