Comer Bem Para as Meninas

O chá verde pode mesmo ajudar você a perder peso?

chá verde
Foto: Freepik

Pesquisas em humanos e animais apontam para um retumbante “mais ou menos”. O que isso significa: Há evidências de que o chá verde pode ajudar você a perder peso sim.

Vários ensaios clínicos pequenos, mas respeitáveis, descobriram que as pessoas com excesso de peso que consumiam chá verde – seja na forma potável ou na forma de extrato – perderam mais peso do que as pessoas que não. Ciência sendo ciência, há também alguns estudos que não mostraram nenhum benefício de bebidas ou suplementos de chá verde. No geral, especialistas diriam que pode ajudar modestamente.

Em estudos que encontraram um benefício para perda de peso no chá verde, houve uma “tendência à perda de peso” ou os bebedores de chá perderam “significativamente” mais. Mas geralmente não é uma transformação total. Um pequeno estudo realizado na Universidade Estadual de Oklahoma, por exemplo, descobriu que as pessoas que tomam tanto a bebida sem si quanto o extrato em cima de suas dietas perdem cerca de 1,3 quilo a mais em 8 semanas do que as pessoas que bebem água. Alguns estudos sugerem que mesmo o chá verde descafeinado pode ter um benefício.

O chá verde pode até mesmo ajudá-lo a perder gordura da barriga

Um estudo mais antigo descobriu que entre as pessoas que comiam regularmente e se exercitavam 180 minutos por semana, aqueles que tomavam uma bebida com os compostos biologicamente mais ativos do chá verde, chamados catequinas, tinham uma porcentagem maior de gordura abdominal do que as pessoas que tomavam uma bebida.

Por que isso pode funcionar

Há uma série de teorias sobre por que essa bebida tão simples – especialmente a catequina principal chamada galato de epigalocatequina – pode ajudá-lo um pouco se você estiver querendo perder peso.

É possível que as catequinas realmente inibam a digestão e a absorção de carboidratos, pelo menos de acordo com um relatório publicado na revista Scientific Reports que mostrou uma menor absorção de carboidratos depois que as pessoas ingeriram um extrato do chá. Alguns dos estudos mais promissores estão olhando para os efeitos da bebida no microbioma. A pesquisa está cada vez mais descobrindo que altera o microbioma do intestino, e essas mudanças podem ser o que o torna útil para perder peso.

Matcha pode ajudar também

O matcha da moda é tão útil quanto o chá verde? Não houve muitos estudos sobre o matcha sozinho, mas é razoável pensar que é igualmente útil, pois o chá verde sai das folhas da planta e o matcha é feito das plantas moídas. Enquanto numerosos estudos analisaram extratos de chá verde, especialistas encorajam as pessoas a obterem seu chá verde do próprio chá; da forma mais completa possível.

Fonte: Men’s Health

Curtiu? Então que tal ler aqui também sobre os efeitos do kombucha?

Conheça as melhores marcas nacionais e internacionais de chás funcionais e suplementos na Brasil Run Store!

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade