Comer Bem Você Sabia?

Decifre rótulos nutricionais e escolha melhor sua comida

No mundo ideal, a maioria dos alimentos que comemos seria natural, alimentos integrais que não acompanham rótulos nutricionais. Mas somos apenas humanos e às vezes estamos na correria e precisamos de um lanche rápido, outras vezes, só queremos comer algo que venha em um pacote conveniente.

Independentemente disso, fazer a escolha mais saudável se resume a ler os rótulos nutricionais dos alimentos e examinar a degradação nutricional e os ingredientes. Mas o que isso significa? As pessoas tendem a concentrar-se apenas em calorias – o que certamente é importante -, mas existem outros itens na etiqueta de nutrição que merecem sua atenção.

Porção
Muitos alimentos embalados tentarão se disfarçar de “saudável” ao dividir os tamanhos de porções em porções menores. Por exemplo, 9 gramas (g) de açúcar não parecem muito para um cereal, até que você aprenda que uma porção é apenas 3/4 de uma xícara e quem come menos de uma xícara de cereal? O tamanho da dose nem sempre corresponde à quantidade que você estará comendo ou bebendo. Se um saco de batatas tem três porções, mas você come todo o pacotinho, você deve multiplicar tudo no rótulo por três.

Açúcar
Recomenda-se claro, encontrar algo com a menor quantidade possível de açúcar, mas se isso for inevitável, fique com menos de 10 gramas de açúcar por porção. Os novos rótulos de nutrição incluirão linhas de embalagens designadas para mostrar a quantidade de açúcar em destaque, o que é um grande feito para as pessoas que procuram reduzir as coisas doces. Como calcular? Veja o total de gramas de carboidratos na etiqueta de nutrição e subtraia os gramas de fibras. Desse número, menos da metade dos carboidratos devem provir do açúcar. Então, se você está comendo algo que tem 20 gramas de carboidratos e 4 gramas de fibra, deve encontrar menos de 8 gramas de açúcar.

Ingredientes
Ao comer alimentos embalados, você deve saber exatamente o que você está colocando em seu corpo. Quanto menor a lista de ingredientes que compõem aquele alimento na embalagem, melhor.

Proteína
Se você está procurando aumentar sua massa muscular ou precisa de um lanche saciante, a proteína é um importante macronutriente para procurar em uma etiqueta nutricional. Ela te deixa mais satisfeito e ajuda a reparar seu tecido muscular após o treinamento de força. Para um lanche, 5 a 10 g de proteína é o ideal, em se tratando de um alimento embalado. O ideal é o mínimo de 10 g, mas isso é mais difícil de encontrar em um lanche comprado pronto, a menos que você consiga uma barra ou bebida de proteína. Se você está comendo algo que é particularmente pesado em carboidratos, como bolachas, combine-as com nozes ou uma manteiga de amendoim proteica.

Fibra
Um micronutriente que muitas vezes é negligenciado, mas importante para sua dieta geral. Ela preenche seu estômago e isso mantém seu cólon saudável. Além de ajudar com o controle de peso. #BrasilRun

Fonte: Runners World

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade