Comer Bem Para as Meninas

Detox todo dia. Perfeito para o final do ano!

O nosso corpo tem o poder de se desintoxicar sozinho. Mas, com o estresse, a má alimentação e a correria do dia a dia o organismo precisa de uma ajudinha extra. Daí entrou o boom dos ingredientes detox, incluídos em quase todas as refeições. Encontramos uma lista com os seis principais alimentos que você deve incluir em uma dieta para manter o bom funcionamento do organismo.

1 – FOLHAS VERDES. São ricas em clorofila, que protege o corpo de toxinas ambientais como metais pesados, herbicidas e pesticidas. Além disso, possuem fibras e micronutrientes. Melhoram o trato gastrointestinal e favorecem a eliminação das toxinas. Exemplos: couve, espinafre e agrião.

2 – VEGETAIS CRUS. Ajudam o fígado a eliminar as toxinas durante o processo de limpeza. Também são ricos em enxofre, que ajuda a desintoxicar. Exemplos: brócolis, cenoura e abobrinha.

3 – FRUTAS VERMELHAS. Ricas em vitamina C, que participa da formação do colágeno, ácido elágico, que previne rugas, e antocianinas. Melhoram o sistema imunológico, a atividade enzimática e a expressão de genes. Exemplos: morango e amora

4 – GRÃOS E LEGUMINOSAS. Oferecem fibras, que retardam a absorção de glicose, evitando picos de glicemia e também têm impacto na absorção de gorduras; Exemplos: chia e linhaça.

5 – SEMENTES E OLEAGINOSAS. Contêm ômega 3, que mantém a parede do intestino lubrificada, para facilitar a eliminação de toxinas. Exemplo: castanha do Pará e nozes.

6 – RAÍZES E TUBÉRCULOS. Fornecem energia para o organismo, além de serem ricos em nutrientes. Exemplo: mandioquinha e batata-doce.

A nutrição funcional é conhecida por utilizar os princípios da desintoxicação para ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. Desta forma, nutre o corpo sem sacrifícios, aumenta a disposição, promove o emagrecimento e ainda melhora o sistema imunológico.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o detox é muito mais do que emagrecimento. Ele ajuda na melhora do humor, raciocínio, memória e disposição; torna a pele e os cabelos mais bonitos; ajuda no controle do apetite; aumenta a produtividade e acelera o metabolismo. Isso porque os alimentos detox são ricos em fibras e fitoquímicos (como quercetina, resveratrol, dialil, sulforafanos) que participam de processos específicos de limpeza do organismo.

Os ingredientes detox podem e devem ser consumidos diariamente, desde o café da manhã, com sucos verdes, até o jantar, com refeições mais leves, como uma salada preparada com folhas verdes, brotos e legumes e acompanhada de suco de frutas vermelhas geladinho.

Partiu mercado e encher a geladeira e dispensa com esses alimentos quase mágicos pra não ficar como um balão nas festas de fim de ano! #BrasilRun

Fonte: Sport Life, nutricionista Maria Fernanda Cortez.

Newsletter

Publicidade