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Gordura Insaturada. Onde encontrar e seus benefícios.

Gordura insaturada
Gordura insaturada

A gordura insaturada não é tão famosa quanto a saturada, mas não é menos importante e nem menos comum de ser encontrada em alimentos diversos que com certeza fazem parte da nossa dieta diária. Ela pode ser dividida em duas versões: a poli-insaturada e a monoinsaturada e ambas são um verdadeiro sucesso no mundo dos lipídios – inclusive, receberam o apelido de “gorduras boas”. Mas o que são e o que, de fato, fazem pela saúde?

Especialistas confirmam que trocar o excesso de gordura saturada pela gordura instarurada é uma boa estratégia, mas vá com calma: exagerar nas insaturadas leva ao ganho de peso. E engordar não previne doenças.

Alguns estudos já mostraram que substituir 5% do excedente de saturada pelo mesmo teor de poli-insaturadas reduz em 10% o risco de problemas cardíacos. Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas) e a pressão arterial.

Onde encontrar? Entre as poli, temos os ômegas-3 e 6, sendo que o primeiro, que tem ação anti-inflamatória, é menos consumido, porque se encontra em peixes de água fria e na linhaça. Já o ômega 6 é encontrado em óleos vegetais, especialmente os de milho e girassol. Só que muita calma na hora de usar esses ingredientes! Seu excesso provoca inflamação e quem sofre são os vasos sanguíneos. Para nutricionistas, mais crucial do que se encher de ômega-3, é pegar leve no ômega-6. Dica: priorize sempre a comida em vez de cápsulas. O ideal é ingerir 1,3 grama desse nutriente diariamente.

Não vamos esquecer da gordura monoinsaturada! Seu principal nutriente é o ômega-9, que é fundamental como protetor cardiovascular e também auxilia na produção de hormônios sexuais, como estrogênio e testosterona, funciona como isolante térmico (proteção contra temperaturas extremas) e possui importante papel no transporte e absorção da vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. Todos esses benefícios você pode encontrar no azeite de oliva, azeitona, óleo de canola, abacate e oleaginosas (amêndoas, amendoim, castanhas e nozes).

Consulte sempre seu nutricionista e coloque para dentro do seu corpo apenas aquilo que realmente te faz bem.

Fontes: Revista Saúde, Super Interessante, Natue

Curtiu? Leia aqui também sobre a gordura saturada, onde encontrá-la e o que ela faz no seu corpo.

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