Comer Bem Você Sabia?

Mindfulness, dieta e exercícios. Um combo de sucesso

Cada dia mais popular e estudado por seus efeitos na saúde, o mindfulness, tema já abordado pelo Brasil Run anteriormente, protagoniza uma descoberta de peso na Universidade McGill, no Canadá. Foram 1 200 pessoas acompanhadas em 19 pesquisas e ao analisar as informações, os cientistas observaram que aquelas que aderiram à técnica de atenção plena conseguiam perder mais peso ao longo do tempo em comparação com quem se dedicava exclusivamente ao já conhecido combo dieta + exercício.

Segundo o psicobiólogo Ricardo Monezi, do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a concentração no presente tem repercussão direta na nossa relação com a comida. “O mindfulness permite uma reeducação alimentar por meio da ressignificação das nossas emoções”, explicou o especialista à revista Saúde. E isso abre caminho a uma postura mais harmônica e controlada na rotina, inclusive à mesa.

Para apagar a imagem de que a combinação de mindfulness, dieta e exercício é algo super complicado e possível de ser feito apenas por pessoas super evoluídas mentalmente, encontramos algumas ideias citadas por especialistas do assunto que mostram que a prática pode e deve caber no seu dia a dia, sem desculpas!

Foco no prato

Para se concentrar plenamente na comida ou na cozinha, desligue a TV e deixe o celular no silencioso. Chega de comer respondendo a emails de trabalho, assistindo a série preferida ou dando risada com youtubers. Sinta aromas, texturas e experiências típicos desse momento, concentrando-se em cada garfada, cada alimento, cada sabor.

Sábias escolhas

Veja tudo que está disponível no bufê antes de se servir – assim, você seleciona os alimentos com calma e convicção. Para isso, também é essencial saber ouvir o que o corpo pede. Se está mais sem energia por exemplo, um pouco de carboidrato na medida certa pode ser essencial para seguir o dia de forma mais produtiva.

Toda garfada importa

Enquanto mastiga, muitas vezes você está com os talheres prontos para a próxima mordida, certo? Que tal deixá-los de lado em alguns momentos e saborear direito a refeição? #BrasilRUn

Fonte: Revista Saúde

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