Comer Bem

O chá pode ser seu melhor aliado no inverno

Chá não é uma bebida muito amada por algumas pessoas e tem quem diga que ele é para quem está doente. Mas isso é coisa de quem provavelmente ainda não conhece os benefícios que um bom chá tomado na hora certa pode trazer ao seu corpo. Com propriedades específicas, eles são chamados de funcionais devido aos componentes que os potencializam.

Existe chá para todos os tipos de problemas, e ele age como uma espécia de medicamento natural muito eficaz no tratamento de diversas doenças. Existem também alguns chás que ajudam a aumentar a energia, principalmente quando consumidos durante a manhã. Porém, eles também podem ser consumidos sem medo durante o dia.

Encontramos algumas receitas para você entender melhor o poder de cada tipo de chá, que pode ser perfeito para manter sua saúde e pique nesse inverno. Afinal, no frio fica complicado manter os sucos funcionais geladinhos, certo?

1. Acelerar o metabolismo: chá de gengibre com canela

O gengibre por si só pode acelerar em 20% a velocidade de funcionamento do seu metabolismo. Já a canela, melhora a circulação do sangue e é termogênica. Unindo as propriedades dos dois em um chá você queimará calorias bem mais rápido.

Modo de preparo: leve um litro de água ao forno, assim que levantar fervura acrescente dois paus de canela e duas rodelas de gengibre. Deixe ferver por cinco minutos e desligue o fogo. Você pode beber morno ou gelado.

2. Despertar com mais energia: chá preto

O chá preto te dará mais energia e disposição. Ele pode até ser o substituto do café para aqueles que não gostam da bebida, pois fornece a cafeína em quantidades ideais, o que ajuda a manter a mente mais atenta e afastar o cansaço.

Modo de preparo: basta ferver 150 ml de água para cada sachê de chá preto. Pode ser tomado quente ou gelado.

3. Ajudar na digestão: chá de hortelã

O princípio ativo da hortelã, o mentol, é o que faz com que esse chá iniba os efeitos da má digestão e desconfortos estomacais.

Modo de preparo: coloque uma colher de sopa de hortelã (ou um sachê) para cada 150 ml de água fervida. O ideal é manter a infusão por, no mínimo, três minutos. Deve ser preferencialmente ingerido morno, pois neste caso a quentura potencializa o efeito.

4. Saciedade:  laranja amarga

Entre os chás que diminuem a fome, o chá de laranja amarga é um dos mais lembrados. Por possuir fibras, ele faz com que você se sinta saciado por muito tempo. Também serve para combater aquela fome causada pela ansiedade.

Modo de preparo: você precisa amassar a casca da laranja (sem a parte branca), pode usar um pilão para ajudar. A cada duas colheres da maceração adicione 200 ml de água. Deixe a mistura ferver por 20 minutos e coe antes de beber.

5. Amenizar desconfortos estomacais: alecrim

Antifúngica, o alecrim ajuda na queimação, refluxo e na gastrite, além de ajudar na digestão e ter ação diurética. Consuma após as refeições.

Modo de preparo: uma colher de chá rasa para uma xícara de água ou uma colher de sopa para um litro. Ferva a água, apague o fogo e jogue a erva lavada dentro..

7. Combater a retenção de líquido: centella asiática

O chá de centella asiática é um ótimo aliado contra a retenção de líquidos e o emagrecimento. Ele também ainda é usado para para tratar distúrbios dermatológicos crônicos e ajudar na cicatrização de feridas.

Modo de preparo: siga a proporção de 1 colher de sopa da erva para cada meio litro de água fervida.

Se você tem problema quanto ao amargor dos chás, pode sempre adicionar um pouco de mel ou o adoçante natural da sua preferência para deixar toda a experiência mais gostosa. #BrasilRun

 

Fontes: Webrun, Blog Corridas de Rua

Clique aqui e leia também sobre a diferença entre o mel e o açúcar refinado.

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