Comer Bem Para as Meninas

Poke Havaiano. Conheça mais e aprenda a fazer!

Poke havaiano é um prato leve e refrescante que tem tudo a ver com os dias mais quentes. Nascido no Hawai, tornou-se popular ao virar febre na California (EUA). Poke, no dialeto havaiano, quer dizer cortar, e o prato é basicamente peixe (o mais tradicional é o atum) cortado em cubos, marinado, acompanhado de algas marinhas picadas, fatias de cebola, pepino e cebolinha. Com ou sem arroz, é permitido adicionar também fatias finas de abacate e ovas de peixe. Tiras de massa chinesa wonton ou alga marinha crocante também podem acompanhar o peixe, dando mais textura ao prato.

A base de peixe oferece uma refeição rica em ômega 3, vitaminas do complexo B, magnésio, cálcio e fósforo e proteínas de alto valor biológico. O gergelim acrescido tanto em forma de semente quanto de óleo também agrega fibras, proteínas, fitoesteróis e minerais como cálcio e ferro. Ou seja, é uma forma bem gostosa e leve de se manter saudável entre as festividades do verão.

Você vai precisar de:

– 200g de atum fresco
– 1/2 cebola roxa
– 2 col. de (sopa) de cebolinha
– 1 unidade pequena de pimenta dedo de moça (retire as sementes)
– 1/2 limão
– 2 col. de (sopa) de molho de soja
– 2 col. de (sopa) de óleo de gergelim
– 1 col. de (sopa) de semente de gergelim
– Sal (a gosto)
– 1/2 abacate

Modo de preparo:

Corte todos os ingredientes em cubos, jogue em um recipiente, adicione os líquidos e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Para finalizar, coloque o gergelim e o abacate em tiras.

Atenção! Não convém deixar o peixe por muito tempo na marinada, alguns minutos são o suficiente para dar sabor, sem alterar a textura do pescado. O poke tem um único segredo, o frescor. Deve ser feito na hora de servir. Ah, e nada de prato, garfo e faca: poke se come na tigela, com hashi. #BrasilRun

Fontes: Womens Health, Estadão

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

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