Comer Bem Você Sabia?

Sushi é mesmo totalmente saudável? Entenda melhor.

O sushi é considerado sempre uma opção saudável na hora do jantar ou almoço mais especial, quando você quer fugir da salada mas sem estragar totalmente a dieta. Afinal, sushi = peixe = saudável. Certo? Hummm, veremos.

Isso é até verdade, mas na maioria das vezes e não em todas. Certos sushis estão mais perto de batatas fritas em termos de valor nutricional, como os quentes com casquinhas fritas, por exemplo. Não é grande coisa comer sushi de vez em quando.

Então sim, podemos afirmar que o sushi é saudável? Sim, mas, novamente, depende do que você pede e quanto come. O salmão por exemplo, é um peixe gordo, mas se consumido pelo menos uma vez por semana, seus ácidos graxos e ômega-3, que aumentam a memória, já entram no sistema, sem aumentar na balança.

Mas há um problema: você deve estar atento à ingestão de outros peixes gordurosos, como o atum e a cavala, que tendem a ser mais ricos em mercúrio. O mercúrio, é claro, pode ser tóxico se consumido em níveis elevados, embora alguns desses medos tenham sido exagerados ultimamente. Nutricionistas recomendam apenas um ou dois sushis de atum e obter o restante de sua proteína através de camarão, enguia ou vieiras. A outra desvantagem do sushi: pode conter até uma xícara de arroz, o que é muito.

O arroz branco não tem muita fibra e pode realmente aumentar seu nível de açúcar no sangue. Então você não quer comer mais do que uma xícara e meia de arroz durante todo o dia – e não mais do que dois terços de xícara de cada vez. Peça arroz integral rico em fibras ao comer fora ou troque as coisas brancas por arroz de couve-flor ou quinoa quando estiver fazendo sushi em casa.

É claro que, se você estiver imunodeprimido (passando por quimioterapia ou lidando com uma doença auto-imune), você deve se afastar completamente do peixe cru. Alimentos crus carregam um risco ligeiramente maior de transmitir uma infecção bacteriana, de acordo com Perez. O peixe cozido ainda é uma boa opção.

Opções saudáveis ​​de sushi

Quanto menos suplementos crocantes e cremosos, melhor. Troque a maionese picante por um pouco de gengibre. É menor em gordura, além dos benefícios para a saúde.

– California Roll, que inclui ingredientes limpos como abacate, caranguejo e pepino.
– O rolo vegetariano, que pode incluir tofu, abacate e uma variedade de legumes frescos, como cenoura e pimentão.
– Sashimi, que é uma fatia simples de peixe cru, ou nigiri, que vem com uma base de arroz (marrom é melhor).

Faças as melhores escolhas e não deixe de saborear o que tanto ama. Apenas preste atenção no que vai para o seu prato e não se deixe enganar pela carinha light que o sushi tem, enchendo o prato como se fosse um buffet de salada. #BrasilRun

Fonte: Men’s Health

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Equipe Brasil Run

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