Para as Meninas

Baby Pilates e os benefícios para você e seu bebê

Você já ouviu falar em Baby Pilates? Essa modalidade é uma adaptação do método Pilates onde a mamãe carrega seu bebê acoplado ao próprio corpo através de um sling! Mas como isso funciona? Pois bem: o sling é um tecido utilizado para “carregar” o bebê junto ao corpo da mãe, através de amarrações adequadas e específicas, de modo que a mãe fica com as mãos livres para se exercitar de maneira confortável e segura para as duas partes.

Mas por que desenvolver uma aula de Baby Pilates? Quando me tornei mãe, entendi aquele tal amor e conexão entre mãe e bebê e mal conseguia ficar sem minha filha por perto, por necessidade nossa mesmo! Eu que já me exercitava muito antes mesmo da gestação, me vi totalmente sedentária, solitária com uma criança em casa sem poder fazer quase nada! Devido ao fato de autonomia, logo voltei a trabalhar, porém acompanhada da minha pequena, que já era carregada no pano.

Não demorou muito então pra eu começar a “testar” alguns exercícios, usando-a como parte do meu “projeto piloto”. Notei que era perfeitamente possível executar os exercícios do Pilates de maneira adaptada, tornando a prática com um bebê, extremamente agradável!!

O Baby Pilates tem inúmeros benefícios. Para as mães, o retorno à atividade física, muitas vezes, representa o primeiro passo para sua independência! A mulher é capaz de sair de casa com seu filhote e praticar uma atividade sem ter que deixá-lo com alguém, fortalece o corpo, melhora seu condicionamento físico, principalmente porque esse bebê aumenta de peso a cada dia, fazendo com que o “treino” seja intensificado gradativamente. Além disso, as aulas são como uma espécie de terapia, já que esta mãe estará com contato com outras mulheres que passam pela mesma situação.

Para o bebê, os estímulos recebidos pelo convívio com outros bebês, sons, cores, tendem a ser benéficos para o seu desenvolvimento cognitivo. Os movimentos do corpo da mãe, seu cheiro, voz e batimentos cardíacos, simulam as condições intra-uterinas, o que fortalece ainda mais o vínculo entre mãe e filho, além de agregarem para seu desenvolvimento motor. Essa proximidade favorece ainda a amamentação, fase esta tão essencial para o crescimento saudável de um bebê. Assim, eles ficam mais tranquilos por estarem seguros, no colo da mãe e por consequência as mamães também por conseguirem se exercitar sem o peso na consciência de se afastar do seu bebê!

Se você tem um bebê e sente que precisa se movimentar sem precisar deixar seu “pacotinho” em casa, ou conhece alguém que tenha essa vontade, conheça e pratique dessa modalidade! #BrasilRun

Fonte: Fisioterapeuta Parceira Brasil Run – Fernanda Baquedano – CREFITO: 3/ 77879-F – instrutora de Pilates, RPG, acupunturista e coach em LPF no Espaço Fernanda Baquedano (contato: 13 99740-7373 @espacofernandabaquedano)

Foto: Larissa Reis

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade