Para as Meninas Você Sabia?

Diástase abdominal. O que é e como tratar?

Você sabe o que é DIÁSTASE ABDOMINAL? Cerca de 30% das mulheres apresentam DIÁSTASE ABDOMINAL PATOLÓGICA no pós-parto!! Essa disfunção provoca dores na lombar e o surgimento de uma protuberância no meio do abdômen ao fazer algum tipo de esforço como tossir, sentar e/ou levantar.

Esse aumento de pressão intra abdominal pode ser muito prejudicial à medida que favorece o aparecimento de hérnias discais, umbilicais e inguinais, quando o tônus abdominal não tem capacidade de suportar esse aumento de pressão, e vai muito além da preocupação com a estética.

A diástase é caracterizada pela separação do músculo reto abdominal devido o rompimento fascial da linha alba e pode ocorrer por outros fatores além da gravidez, como obesidade e também pelo excesso de força nos retos abdominais, comum em praticantes de atividade física de alto impacto .

Quando ocorre pela gravidez, a diástase fica aparente logo após o parto. A boa notícia é que existem alternativas sim para ajudar a fechá-la. Uma delas é o Low Pressure Fitness® (LPF), também chamado de técnica da barriga negativa, um método global de exercícios posturais e respiratórios associados a um vácuo abdominal, que tem como objetivo principal, diminuir a pressão intra-abdominal.

O método se baseia nos trajetos miofasciais, um tecido fibroso que recobre nosso organismo como um todo. O LPF, por ser um método postural, busca a reeducação postural, tonificar e assegurar a coativação do assoalho pélvico e da musculatura abdominal e por isso ele é tão indicado para quem tem diástase abdominal, problemas de aderência pós-cirúrgica (abdominoplastia, cesarianas, apendicite), constipação intestinal, colite, hérnias abdominais entre outros problemas relacionados ao aumento da pressão intra – cavitária e deficiência na mobilidade da fáscia .

A prática do LPF aumenta a produção dos fibroblastos, que por sua vez aumentam a síntese de colágeno, que atuará na regeneração dos tecidos lesionados! Normalmente, essas aulas duram de 30 a 45 minutos (com protocolos de 1 ou 2x/semana). O Low Pressure Fitness melhora além da postura, a capacidade cardiorrespiratória e por tonificar os músculos do abdômen, protege também a coluna e o pavimento pélvico do indivíduo. Ele também atua na prevenção de hérnias e tratamentos e prevenção de incontinência urinária, constipação intestinal e melhora de retorno venoso além de conforto postural dentre outros fatores que podem ocorrer por aumento excessivo da pressão intra-abdominal!

Procure um licenciado mais próximo de você e comece hoje a praticar o LPF! #BrasilRun

Fonte: Fisioterapeuta Parceira Brasil Run – Fernanda Baquedano – CREFITO: 3/ 77879-F – instrutora de Pilates, RPG, acupunturista e coach em LPF no Espaço Fernanda Baquedano (contato: 13 99740-7373 @espacofernandabaquedano)

Gostou desse texto? Então também vai gostar deste aqui: https://goo.gl/H4Wy7f

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade