Para as Meninas

Inchaço no corpo é comum no verão e tem soluções simples

É sempre assim, vem o calor e inchaço aparece no corpo. Esse efeito normalmente ocorre nas pernas, nos pés e nos tornozelos em razão do aumento da temperatura que provoca a dilatação das veias. Além da retenção de líquidos, a prisão de ventre e os gases também podem provocar esse efeito na região abdominal por exemplo. Na maioria das vezes – em especial quando surge aquela preguiça de treinar e, ao mesmo tempo, há certo exagero na alimentação, o problema pode ser facilmente resolvido com a alteração de alguns hábitos, mas voltar a atenção para o próprio organismo é o primeiro passo para eliminar o desconforto.

Estufou? É um aviso do seu corpo de que é preciso retomar a atividade física. Outra coisa importante: prestar atenção não só ao que come, mas com que frequência se alimenta e como faz isso.

Os inchaços na barriga são frequentemente associados aos efeitos dos alimentos e, não raro, pelos excessos. Claro que ninguém é de ferro e de vez em quando vale se permitir algumas fugas, mas é importante avaliar prós e contras. A sensação de “estômago cheio”, por exemplo, é sinal de que houve sobrecarga do trato gastrointestinal, o que prejudica a digestão. Além de causar mal-estar momentâneo, ceder à gula pode fazer o estômago “aumentar”, já que ele precisa se adaptar para receber o alimento ingerido.

Vegetais como brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, batata-doce, cebola, feijão, leite e alimentos ricos em açúcar também costumam causar flatulência, o que pode acabar com a sua vontade de treinar. Nutricionistas orientam que, obviamente, esses produtos não devam ser simplesmente retirados da dieta, mas é importante que seu consumo seja moderado, ainda mais nos dias mais quentes.

Para desinchar, abuse dos líquidos certos: beba no mínimo dois litros de água por dia e chá (nada de industrializado!). Pode parecer estranho, já que o inchaço é justamente pelo excesso de líquido, mas lembre-se que ao urinar são eliminados os excessos de toxinas, o que promove uma espécie de “faxina” no organismo e reduz o inchaço. Chás como o branco, verde, de cavalinha e de hibisco costumam ser bastante eficazes.

Para fugir do desconforto
– Mantenha o ritmo de treinos para estimular a circulação sanguínea
– Ao longo do dia, fique atento para não passar muito tempo na mesma posição
– Evite (ou pelo menos diminua) o consumo de sal no preparo dos alimentos
– Reduza o consumo de embutidos, feijão, ovo, leite e vegetais como couve e repolho
– Mastigue bem os alimentos
– Abuse dos líquidos como sucos e chás, mas lembre-se que eles não substituem a água
– Deixe de lado a água gaseificada e os refrigerantes
– Não use roupas apertadas, prefira peças macias e confortáveis
– Durma ou descanse com as pernas elevadas, sobre uma almofada ou travesseiro

#BrasilRun

Fonte: Jornal Corrida

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Equipe Brasil Run

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