Para as Meninas

Magnésio e seus benefícios para as mulheres

Encontrado principalmente em vegetais verdes-escuros (espinafre, couve), castanhas e na linhaça, o magnésio é um grande aliado do corpo feminino. Esse nutriente desempenha papel importante no alívio da dor e dos sintomas da TPM, reduzindo a inflamação que ocorre nesse período, o que já é maravilhoso, certo? Mas, além disso, o magnésio também ajuda no combate à retenção de líquidos e pode aliviar os sintomas da menopausa,tudo isso de acordo com Patrick Rocha, médico pesquisador da área da nutrição e presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). E importante para as futuras mamães: durante a gravidez, o nutriente ainda atua no combate a câimbras e na redução da pressão arterial.

Mas quais os benefícios para o treino? Bem, o consumo adequado de magnésio acelera a recuperação muscular e garante outras vantagens importantes para quem corre, já que a presença do cloreto de magnésio no organismo auxilia no balanço hidroeletrolítico intra e extracelular. Em outras palavras, o nutriente atua na prevenção de cãibras e de lesões, além de reduzir a fadiga

Como os sintomas da falta deste nutriente no corpo podem ser confundidos com outros problemas, descobrir se você está com deficiência de magnésio é uma tarefa um pouco complicada. Inicialmente, o corpo apresenta sinais como cãibras, dores no pé, espasmos, náuseas e vômitos. Depois, a pessoa pode apresentar perda de apetite, fadiga e fraqueza.

No Brasil, não há estudos sobre o consumo de magnésio, mas pesquisas mostram que cerca de 80% da população dos EUA por exemplo não ingere a quantidade recomendada do nutriente, que é de 500 mg a 1 g por dia. Abaixo, encontramos dicas de alguns alimentos ricos no nutriente*, para todas as moças e rapazes também, incluírem no cardápio e turbinar a saúde.

Semente de linhaça – 347 mg
Castanha-do-pará – 365 mg
Castanha de caju – 237 mg
Amendoim – 101 mg
Espinafre – 82 mg
*Valores para uma porção de 100 g, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

Para o magnésio desempenhar seu papel no organismo, é fundamental que haja equilíbrio no consumo de outros nutrientes. Estudos comprovam que o consumo de vitamina D auxilia a absorção do mineral. Já o excesso ou a deficiência de cálcio e de potássio pode dificultar a absorção de magnésio, alertou Patrick Rocha. #BrasilRun

Fonte: WRun

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Equipe Brasil Run

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