Você Sabia?

4 maneiras simples de se manter hidratado neste verão!

hidratado

É realmente surpreendente o quão pouco sabemos sobre a relação entre hidratação e a nossa saúde a longo prazo, já que a água é o único nutriente que não podemos sobreviver por mais de alguns dias sem seu consumo. Em se tratando de atletas então, na hora de se manter hidratado, os cuidados precisam ser redobrados, pois, pela quantidade de esforço físico tendem a transpirar bem mais e com a temporada mais quente do ano chegando, todo o cuidado e pouco.

Atletas podem ter necessidades muito maiores, especialmente se estiverem se exercitando ao ar livre em climas quentes e úmidos. Para os que pegam pesado no treino, é possível perder até 6 litros de água por dia através do suor em condições extremas.

É preciso beber uma quantidade equivalente a essas perdas para substituir o que o corpo precisa e de fato se manter hidratado. Se você é um fã de atividades físicas e principalmente um atleta de rua ou mesmo pratica qualquer outra modalidade, sugirimos que fique atento e aprenda aqui como se hidratar com responsabilidade.

Como tornar a hidratação um hábito?
Muitas pessoas estão tão ocupadas que mal têm tempo de comer, muito menos de fazer uma pausa para a água. Aqui estão quatro maneiras simples de tornar o abastecimento de fluido ao longo do dia, um pouco mais fácil, mantendo seu corpo devidamente hidratado sem pensar muito:

1- Sempre leve uma garrafa de água, mantenha sempre uma em sua mesa. Se você tem uma garrafa dentro de seu alcance, é muito provável que você beba sem pensar ao longo do dia, sem ter que fazer um esforço consciente.
2- Quando você estiver cansado, pegue um copo de água fria. Estudos mostram que as pessoas instantaneamente se sentem mais dispostas depois de beber H2O, e isso obviamente também ajuda na hidratação.
3- Beba uma caneca de chá de ervas todas as noites. Se você fizer disso um hábito, você adicionará um copo extra de líquido todos os dias. Além disso, esse ritual de relaxamento é uma ótima maneira de aliviar o estresse no final do dia.
4- Consuma uma dieta rica em alimentos integrais. Ao comer alimentos ricos em água, como vegetais, frutas e iogurte, você aumentará automaticamente a ingestão de líquidos.

Se cuide!
A desidratação severa tem consequências graves para a saúde, mas mesmo a desidratação leve pode ser prejudicial. Pesquisas mostram que perder apenas 2% de seu peso corporal normal e bem hidratado pode contribuir para alguns males e entre eles estão a fadiga, a dificuldade de concentração, a confusão e o comprometimento do humor. Desidratação também pode causar dores de cabeça e beber muita água, pode ajudar a aliviar esses tipos de dores dentro de algumas horas.

A desidratação também é um importante fator de risco para cálculos renais. Beber muita água é fundamental para evitar a recorrência, especialmente nos meses quentes de verão, portanto é bom se ligar, principalmente na hora de praticar esportes no asfalto, areia, pista ou montanhas! Esteja onde estiver, leve sua garrifinha junto.

Curtiu? Leia aqui também sobre as cápsulas de sal, uma forma de se hidratar que cabe literalmente cabe no bolso!

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade