Comer Bem Você Sabia?

Cápsulas de sal. Conheça a hidratação que cabe no bolso

Você já ouviu falar em cápsulas de sal? Ao que tudo indica, essa que é novidade para alguns já é notícia relativamente antiga para outros e tem muito atleta usando esse suplemento para levar a hidratação a outro nível. Afinal, não é só de água que vive um corredor, principalmente os que correm longas distâncias, já que a perda de eletrólitos durante a corrida pode levar à diminuição das concentrações sanguíneas de sódio e ocasionar a hiponatremia, provocando vômitos, náuseas e tonturas. E para evitar todos esses problemas durante um treino ou prova longos, foram criadas as cápsulas de sal.

Encontramos explicações dadas por nutricionistas sobre o que são e como consumir as cápsulas de sal:

Composição:
As cápsulas de sal são suplementos compostos geralmente por sódio, potássio, magnésio, cloro e fósforo. Recomendadas para uso em provas de longa distância ou treinos intensos, nos quais é necessário repor eletrólitos de forma eficiente.

É o mesmo que sal de cozinha?
Não. Sal de cozinha é composto apenas por cloreto de sódio. Portanto, não possui os outros minerais presentes na cápsula.

Benefícios
As cápsulas estão associadas à prevenção de cãimbras e da hiponatremia, condição em que o nível de sódio no sangue cai abaixo de 130mmlo/l e que gera desde náuseas até perda da consciência, convulsões e paradas cardíacas.

Tempo de consumo
Depende do tempo da atividade e da intensidade do suor. Varia de uma a duas cápsulas (depende da concentração de sódio da cápsula e se o atleta faz uso de bebidas isotônicas) a cada uma ou duas horas de prova. Atletas que ficam com manchas brancas na roupa ou que observam a presença de granulos de sal no corpo têm mais necessidade ainda de reposição.

Contra-indicações:
Atletas hipertensos precisam consultar um médico antes de fazer o uso das cápsulas de sal, porque a composição destas pode alterar a pressão arterial, causando sérios riscos à saúde.

Antes de pensar em fazer uso dessas cápsulas de sal, que parecem ser de fato a solução para longões e maratonas, consulte sempre especialistas de confiança. Jamais faça uso de algum suplemente sem ter a certeza de que seu corpo precisa de fato do que o produto oferece. #BrasilRun

Fonte: Ativo

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade