Você Sabia?

Como treinar o foco para melhorar a sua performance

foco
Foto: Freepik

Os atletas de corrida estão muito acostumados a lidar com uma grande quantidade de esforço físico durante os treinos e corridas. Geralmente atribuímos isso à dor proveniente dos próprios músculos e do esforço que o atleta está tomando para gerar velocidade. E tudo isso acaba tirando nosso foco do mais importante: chegar inteiro a linha de chegada e se orgulhar da performance.

Mais recentemente, algumas pesquisas descobriram que estressores externos, como fadiga mental ou estresse emocional, podem afetar a forma como sentimos essa dor e até onde podemos avançar.

Alguns atletas relatam já terem experimentado isso durante a fadiga física, onde claramente se percebeu seu ritmo desacelerar lentamente à medida que o foco da corrida era mudado para a dor que estava sentindo naquele momento.

Embora tudo isso pareça muito negativo, podemos usar esses fatores estressantes externos a nosso favor. E ao invés de pensar na fadiga mental como algo negativo, devemos pensar nela como uma forma de combater essa perda de foco.

E vamos ver aqui nesse artigo, duas maneiras diferentes de usar essas técnicas a favor do corredor, ajudando a trabalhar sua capacidade de manter o foco durante os treinos ou provas mais pesadas.

1. Foco para provas longas.  

Durante corridas mais longas, como uma maratona por exemplo, não é incomum deixar nossa mente vagar durante a corrida. Como nossos estoques de combustível estão acabando, nossa capacidade cognitiva de manter o foco em uma tarefa realmente diminui muito. 

E o que pode ajudar nessa tarefa é a realização de um teste matemático, ou outro teste desafiador, momentos antes de sua prova.

E a reposta é bem simples: fazer uma tarefa mentalmente exigente mantém sua mente ativa e essa é a chave para que se concentre ainda mais no que está fazendo e melhore consideravelmente o seu desempenho. Sempre que for treinar, ou correr uma maratona, trabalhe no combate mental para aumentar o seu foco.

2. Foco para treinos de esteira.

Muitos corredores reclamam do tédio quando o assunto é treino de esteira e vamos ver aqui como você pode combater isso de forma com que seu foco seja aumentado ao extremo e você não seja prejudicado.

Sabemos que é bem melhor treinar em um parque ou bairro do que ficar olhando para uma parede, indo a lugar nenhum em uma esteira e por esse motivo alguns atletas vagam suas mentes com alguma música ou com a tv.

E essa atitude não está ajudando em nada sua evolução, pois durante esse treino é preciso ter foco, por se tratar de um momento onde você pode aperfeiçoar e muito uma corrida dura ou longa, e por esse motivo é bom evitar distrações.

Durante seus treinos de esteira aproveite para aumentar a sua capacidade de concentração, largue a música, e a  Tv de lado, faça uma corrida onde é só você, a esteira e seus pensamentos. Se você conseguir treinar sem esses recurso, aumentará sua capacidade de foco. Faça o teste!

Curtiu? Então leia aqui também sobre Overtraining e veja como reprogramar seu corpo.

Conheça a Brasil Run Store e tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais!

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade