Chama o Doutor Você Sabia?

Consciência Corporal

É um termo auto explicativo que significa simplesmente tomar consciência do corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos. A nossa comunicação com o mundo externo se dá através dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) recebendo estímulos e processando-os no cérebro. Com o nosso mundo interno não é muito diferente, já que também recebemos estímulos que são feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos. É bem difícil entender e executar uma contração de uma musculatura que talvez nunca tenha sido executada isoladamente.

E isso é difícil, pois o #corpo e a mente, devem trabalhar em conjunto, um cooperando com o outro. Você deve tomar consciência da sua estrutura muscular, saber onde fica cada coisa, como ativar e até onde vai seu limite para aquela parte específica. Normalmente o corpo envia sinais quando há algo de errado acontecendo e é importante sabermos identifica-los e corrigi-los. Ter consciência do corpo pode ajudar a evitar fadigas, desperdício de energia e muitas #lesões. Sua produtividade pode aumentar, e isso fará com que você tenha resultados mais significativos em menos tempo. Pratique esse autoconhecimento, entenda do que seu corpo é capaz de fazer, bem como suas limitações. Como? Pratique atividades como o Pilates e a Yoga e procure sempre um bom profissional para te auxiliar.

Fonte: Ricardo Lima – CREFITO-3/ 92564 – Fisioterapeuta do Tênis Clube de Santos – membro da equipe NTFsports e Parceiro Brasil Run.

Lembre-se sempre: acompanhamento médico e a orientação de profissionais da área é sempre importante!

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade