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Correr na chuva pode ser ótimo para a sua performance

Correr na Chuva

Começa a chuva e é fato que muitos de nós deixa a corrida para outro dia. Afinal nem todo mundo gosta de correr na esteira ou nem mesmo faz parte de uma academia, tendo apenas o asfalto, areia, terra e um céu limpo pra contar na hora de suar. Mas não precisa ser assim. Correr na chuva, com a água batendo no rosto e no corpo pode fazer mais por você do que imagina.

Quando praticamos algum exercício os músculos produzem calor — o que aumenta nossa temperatura do organismo. Aí, com o corpo mais quente, a performance sofre um pouco, já que parte do sangue passa a ser bombeada das fibras musculares em direção à pele para eliminar o calor em forma de suor.

Claro, suar é natural e bom, mas pode desidratar. Por isso, a água da chuva pode te ajudar! Ela ajuda a controlar a temperatura corporal, fazendo com que seu gás seja maior — tanto no que diz respeito ao tempo quanto à intensidade da corrida. E o que comprova isso é um estudo publicado no periódico turco Journal of Sports Sciences, que analisou o desempenho de corredores que foram borrifados com água gelada periodicamente durante um percurso de 5 km. Resultado: os participantes melhoraram seu tempo de corrida em até 9 segundos e tiveram uma ativação dos músculos da perna 9% maior do que o normal.

Isso sem contar que encarar superfícies diferentes (secas, molhadas e escorregadias) faz com que o corpo se adapte mais facilmente a diferentes estímulos, melhorando os reflexos. Para quem gosta de trail, já é um ótimo treino, por exemplo.

Outro fator que pode te estimular a sair e se molhar é o efeito relaxante que a atividade sob a chuva proporciona. Exercícios ao ar livre já nos trazem calma, mas correr vendo a natureza e ouvindo a água cair pode ser ainda mais gostos. Além disso, fazer seu treino na chuva ainda pode te dar um super orgulho de si mesmo, afinal, se você encarar a água como um obstáculo e ainda assim, resolver sair para correr apesar dela, a sensação de missão cumprida depois que terminar com certeza virá bem maior.

A experiência sensorial também é capaz de transformar uma sessão na chuva em algo completamente diferente do que você está acostumado, deixando o exercício até mais estimulante. Mas procure usar roupas impermeáveis para não se sentir pesado e incomodado com a roupa molhada, além de evitar uma gripe. Experimente e não deixe o mal tempo te segurar!

Fonte: Boa Forma

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