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Correr na subida. Veja essas dicas e perca o medo!

Para quem pratica corrida de rua sabe que de todo o percurso, correr na subida sempre é a parte mais desafiadora. Fôlego, joelhos, postura. Mesmo estando preparado, é comum que o atleta sinta o fôlego mais apertado, a velocidade diminua até que seja obrigado a caminhar.

Essa dificuldade toda vem da sobrecarga cardiovascular que acontece quando se corre com inclinação. Segundo especialistas, quanto mais vertical o deslocamento, maior a sobrecarga. Todo o mecanismo de transporte de oxigênio é sobrecarregado, assim como o débito cardíaco. Há também um aumento do componente concêntrico da contração muscular.

Para enfrentar as temidas inclinações, é necessário que o corredor se prepare gradualmente e adapte a musculatura de acordo com seus objetivos.

1. FAÇA TREINOS DE SUBIDA SOMENTE PARA A PROVA: assim como os treinos gerais, os treinos de subida devem ser organizados em função da prova a ser realizada. Os treinos de subida sempre deixam os corredores mais lentos e isso precisa ser considerado. É interessante, de forma geral, sempre fazer um treino semanal de subida. Com a proximidade de provas, a inclinação pode ser incluída até três vezes por semana no programa.

2. PREFIRA TREINAR AO AR LIVRE: o treino na rua é sempre mais parecido com o que vai ser encontrado na prova e tem um gasto superior à corrida na esteira, além da presença de resistência aerodinâmica

3. ADAPTAÇÃO: a adaptação às novas sobrecargas pode levar de dois a três meses para acontecer. A inclusão deve ser gradativa não só quanto ao volume, mas também quanto à intensidade e frequência dos treinos

4. ALIMENTE-SE ADEQUADAMENTE: antes da prova, hidrate-se e alimente-se bem. Vale apostar em suplementos energéticos como isotônicos e gel de carboidratos

5. SEGURE A PASSADA: na subida, deixe a passada mais curta e mantenha o ritmo para poupar energia. Com a mesma velocidade o corpo tende a não apresentar grandes oscilações energéticas

6. OLHE PARA O ALTO: evite olhar para o chão e mantenha o corpo projetado para a frente. O desgaste psicológico pode ser tão prejudicial quanto o físico #BrasilRun

Fonte: SportLifa

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