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Hiponatremia. Entenda o que é e como evitar!

Hipotermia
Hipotermia

Hiponatremia. Conhece? Esse é nome que se dá a condição em que o nível de sódio no sangue está anormalmente baixo. E o sódio, por sua vez, é um eletrólito que ajuda a regular a quantidade de água que está dentro e em torno das células, mantendo a estabilidade da pressão sanguínea. Mas e aí? Bem, com a proximidade do verão e de dias mais quentes, volta a existir a maior preocupação com a reposição de líquidos para evitar a desidratação, mas o que ainda não se tornou um consenso para os que praticam exercícios em climas quentes é a necessidade de reposição de sódio durante a prática.

O conhecimento de que perdemos além de água, também sais minerais pelo suor já é bastante prevalente, entretanto ouvimos muito mais sobre a preocupação com a reposição de potássio do que com o sódio. Na verdade, o risco decorrente da perda de sódio em grande quantidade com o suor excessivo durante uma corrida em dias mais quentes é que causa preocupação. A hiponatremia, levou algum tempo para ser reconhecida como um sério problema para a situação do exercício no calor já que por muito tempo, a necessidade de evitar a desidratação sempre foi maior e daí a recomendação da ingestão de água.

Mas é importante saber que o que ocorre quando a sudorese é abundante, a perda de sódio pode se tornar muito significativa. Para se ter uma ideia, a quantidade de suor produzida por hora em um exercício no calor, que apesar de variar bastante de um indivíduo para outro, pode ser na médida de 0,5 a 1,0 litro dependendo do exercício e das condições ambientes.

Evitar a hiponatremia resultante dessa grande queda do sódio no sangue deve ser uma preocupação tão importante quanto evitar a desidratação. Aí que entram as bebidas isotônicas, ou até mesmo fontes de sódio em sucos naturais como a água de coco.

Fontes: Eu Atleta, Minha Vida

Leia aqui também sobre as cápsulas de sal, ótimas aliadas na hidratação e reposição do sódio no sangue.

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