Chama o Doutor Você Sabia?

Inicie a corrida com segurança sem prejudicar seu corpo!

Hoje vamos falar de uma situação muito comum: você sente que está acima do peso, quer emagrecer e conhece alguém ou ouvir falar que a corrida irá te ajudar a emagrecer muito! Neste momento você pensa: preciso começar pra ontem e coloca um tênis qualquer e sai por aí correndo o máximo que aguentar. Ou você pensa em procurar um profissional pra te orientar?

Se você se enquadra no primeiro exemplo, preste atenção nos riscos que a corrida mal realizada podem te proporcionar! A corrida é um esporte libertador na minha opinião! Sou corredora além de praticante de Pilates, musculação e LPF e posso afirmar com propriedade que a corrida é a modalidade que te revigora, te desafia e te faz querer correr cada vez mais!

Porém, como fisioterapeuta, venho percebendo que, a busca pelo emagrecimento desmedido, faz com que as pessoas percam um pouco a noção do que são capazes ou não de realizar. Costumo dizer que a corrida não é um esporte pra todos, mas pode ser, na medida em que você é preparado para isso. Mas, o que é de fato esse “preparo”?

Acreditamos que o primeiro passo, seria passar por uma avaliação postural para avaliar os possíveis desvios posturais (a maioria das pessoas tem algum desvio patológico da coluna!), diferença de comprimento entre os membros inferiores, entre outras alterações que podem comprometer ainda mais a postura do indivíduo, uma vez que a corrida é um esporte que gera bastante impacto. Outra avaliação importante é a da pisada, pois muitas vezes conseguimos amenizar dores e curvaturas patológicas através de palmilhas personalizadas bem como um tênis adequado.

Outro fato importante é a vestimenta. Durante a corrida, deve-se usar roupas confortáveis e “respiráveis” para regular a temperatura corporal e não causar um “desgaste” a mais para o praticante. A hidratação também é muito importante para uma boa prática.

Agora vamos para a parte técnica: toda pessoa que pretende iniciar na corrida, deve procurar um profissional especializado, um educador físico de preferência, para este lhe sugerir um treino e uma planilha, para haver uma boa progressão.

Os problemas mais comuns que chegam a mim, como fisioterapeuta são: dores musculares como estiramentos e contraturas por excesso de treino (fazer mais do que seu corpo aguenta), dores da coluna e articulares por sobrecarga das alterações posturais pré-existentes, fasceíte plantar (inflamação da fáscia que recobre a planta do pé) e “canelite” (inflamação do tibial anterior, o músculo da frente da “canela”).

Por isso, se você pretende se tornar um bom corredor, seja para manter ou eliminar peso, ou para se tornar um atleta, consulte bons profissionais pois assim, temos certeza de que os resultados serão extremamente positivos!! #BrasilRun

Fonte: Fisioterapeuta Parceira Brasil Run – Fernanda Baquedano – CREFITO: 3/ 77879-F – instrutora de Pilates, RPG, acupunturista e coach em LPF no Espaço Fernanda Baquedano (contato: 13 99740-7373 @espacofernandabaquedano)

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