Você Sabia?

Não deixe a viagem atrapalhar sua corrida

Poucas coisas são tão incríveis quanto dedicar uma viagem à corrida. Mas chegar ao destino nem sempre é a tarefa mais relaxante do mundo: o estresse do voo pode prejudicar seu corpo e acabar com a corrida dos seus sonhos.

Um corpo relaxado significa pernas prontas para a corrida, por isso, encontramos dicas super bacanas para antes, durante e depois do voo e assim, você se mantém saudável, descansado e preparado para a sua prova.

Para antes do voo

Procure saber mais sobre sua acomodação
Ligue para o hotel e pergunte sobre o barulho e a entrada de luz no quarto. Pode valer a pena pagar um pouco mais por um quarto longe de alguma avenida movimentada e que tenha blecautes nas janelas. Costuma ser sempre mais difícil pegar no sono fora de casa, e por algumas precauções podem fazer a diferença.

Alimente-se bem
Na noite antes da viagem, é recomendada uma alimentação rica em fibras – especialmente de vegetais sem amido (cenoura, beterraba, pimentão). Isto pode evitar inchaço durante o voo (algo muito comum). Depois do jantar, um chá de ervas vai bem, para ajudar na digestão. Evite álcool e excesso de carboidratos, para não atrapalhar o sono e prevenir a formação de gases.

Use meias de compressão
Meias de compressão são úteis na corrida e também durante a viagem. Elas mantém a circulação do sangue e minimizam a sensação de cansaço nas pernas depois de um longo voo.

Coma direito
A comida servida a bordo é normalmente recheada de gorduras e carboidratos, que jogam a taxa de açúcar no sangue lá no alto. A dica é levar lanches saudáveis na mochila ou mala de mão como sementes, castanhas e uma fruta (de preferência rica em Vitamina C, que aumenta a imunidade e evita contaminações no avião).

Mova-se!
Escolha um assento no corredor, porque você vai estar sempre levantando para dar uma volta pela cabine. Uma curta caminhada a cada meia-hora é a recomendação.

Depois do voo

Alongue-se
Suas costas e quadril ficam encurtados por causa do voo, diz Scott. Por isso, quando tiver tempo, dedique cerca de oito minutos ao alongamento dessas áreas. Depois, faça sua rotina de alongamento do restante do corpo. Tente andar de costas durante dois minutos, atividade que ajuda no alongamento dos membros. Por último, levante as pernas contra a parede com as costas alinhadas no chão e mantenha esta posição por alguns minutos.

Faça uma curta corrida ao ar livre
É tentador sair do avião e se exercitar na esteira do hotel com o ar-condicionado. Mas o exercício será realmente mais eficaz se for feito nas condições do local onde você vai disputar a corrida no outro dia.

Marque uma massagem nos pés
Os pés são especialmente prejudicados durante o voo, e, caso os seus costumem inchar em viagens longas, marque uma massagem de 30 ou 60 minutos ainda no dia de chegada.

Pratique ioga
Na noite antes da corrida pratique algumas posturas de ioga voltadas para corredores. A ideia é alongar sem sobrecarregar os músculos, para não atrapalhar o desempenho no dia seguinte. Existem diversas aulas grátis no Youtube!

#BrasilRun

Fonte: Runners World

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

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