Chama o Doutor Você Sabia?

O que é Rabdomiólise?

A rabdomiólise é uma síndrome grave, que ocorre devido a lesões musculares diretas ou indiretas. Costuma ser resultado da morte das fibras musculares, que liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina. No entanto, o tratamento imediato muitas vezes traz bons resultados. Praticantes de crossfit e corrida de rua, que estão praticando com uma frequência e exigência muito alta suas modalidades costumam ter essa síndrome. Fique atento, pois os sintomas iniciais de rabdomiólise podem ser sutis e parecer com os de outras doenças.

Os músculos afetados ficam fracos, a pessoa pode ter dor intensa nos e o músculo pode ficar sensível ao toque, apresentando hematoma. Sintomas mais graves como urina escura e menos frequente, náuseas e tontura também podem aparecer.

Mas evitar tudo isso é fácil: NÃO SE ESFORCE ALÉM DO LIMITE DO SEU CORPO. Nenhum instrutor conhece seu corpo melhor do que você mesmo, portanto, respeite os sinais de cansaço (lembram da consciência corporal que falamos aqui?) e consulte sempre um especialista ao primeiro sinal de que algo anda errado.

Fonte: WebRun

Lembre-se sempre: acompanhamento médico e a orientação de profissionais da área é sempre importante!

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade