Comer Bem Você Sabia?

O segredo para emagrecer pode estar no seu intestino

Intestino
Intestino

Emagrecer não é algo fácil para todos. Mesmo que se exercite corretamente, procure fazer uma alimentação mais saudável e balanceada, pode acabar estacionando na balança e não entende o porquê. Nesse caso, você sabia que o motivo pode estar dentro do seu intestino? Segundo um estudo, as bactérias presentes nesse órgão – conhecidas como microbiota e podem interferir (para o bem e para o mal) na perda de peso.

Antes, saiba que a microbiota do seu intestino contém dezenas de trilhões de microrganismos, incluindo pelo menos 1000 espécies diferentes de bactérias conhecidas, acumulando mais de 3 milhões de genes (150 vezes mais do que os genes humanos). Esse conjunto de bactérias pode pesar até 2 kg e 1/3 da nossa microbiota intestinal é comum à maioria das pessoas, enquanto os demais 2/3 são específicos a cada um de nós e essa colonização do intestino começa logo após o nascimento e evolui com o passar dos anos. Em resumo, a microbiota em seu intestino é como um cartão de identidade individual.

O objetivo dos últimos estudos era justamente entender quais fatores podem impedir uma pessoa de eliminar os quilos extras, mesmo que ela trabalhe muito para isso. Sabe-se que uma microbiota com maior capacidade de metabolizar carboidratos pode dificultar a perda de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesidade. As bactérias do intestino quebram partículas complexas dos alimentos, o que garante energia e é bom para nós, mas, para algumas pessoas que estão no processo de emagrecimento, isso pode se tornar um obstáculo.

Os autores ponderam, no entanto, que esses resultados não são definitivos, já que o trabalho é pequeno. Dizem precisar realizar um estudo maior, mas agora ao menos já tem um direcionamento de como buscar estratégias para quem luta contra a o excesso de peso.

Nossa flora intestinal é totalmente influenciada pelo nosso estilo de vida, por isso, até que se entenda mais, a única certeza é a de que ter uma vida ativa e saudável com certeza só fará bem ao seu organismo. O importante mesmo é saber o que comer e qual o efeito de cada alimento no seu corpo, porque o que funciona para o seu amigo, não necessariamente funcionará para você. Consulte seu nutricionista e médicos de confiança e entenda mais! #BrasilRun
Fontes: Boa Forma, Paleo Diário

Leia aqui também sobre como os probióticos podem melhorar seu desempenho.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade