Você Sabia?

Respirar melhor pode ser o caminho certo para render mais.

Respirar melhor é obviamente importante para quem corre ou pratica qualquer atividade física. Mas também é uma tarefa tanto quanto difícil, ainda mais se não tivermos conhecimento de como tudo funciona. Encontrar um meio (pelo nariz ou pela boca) e um ritmo confortável é bem pessoal, mas de acordo com treinadores e especialistas, aprimorar a maneira como você inspira e expira o ar é determinante para ir mais longe e mais rápido durante sua corrida.

Essa ação involuntária é o que nos permite o aporte necessário de oxigênio para a realização do exercício. E por ser algo automático, muitos de nós não presta atenção nos movimentos e ritmo da respiração, o que nos permitiria encontrar as melhores técnicas para aprimorar o que já está bom.

O ideal para respirar melhor é manter um ciclo constante de inspiração e expiração em tempos parecidos. Conforme o esforço fica mais intenso, o controle respiratório se torna mais difícil e é por isso que acertar o ritmo respiratório pode levar um tempo.

Para te ajudar, encontramos algumas dicas de como respirar melhor ao longo da sua corrida:

1. Respirar pela boca
Não existe um único padrão correto para respirar melhor e a experiência é que ajuda a encontrar a respiração mais confortável na corrida. Pode ser até que você já tenha escutado o contrário, mas respirando pela boca é possível inspirar mais oxigênio (garantindo o oxigênio necessário para que realizar o esforço) e expirar uma quantidade maior de dióxido de carbono.

2. Constância e conforto
Tente correr em uma velocidade em que consiga facilmente manter o ritmo respiratório escolhido. Tente conversar para descobrir se as passadas estão apropriadas: a ideia é poder falar sentenças completas sem sentir falta de ar.

3. Fortalecimento
Realizar um bom trabalho de fortalecimento dos músculos que auxiliam o movimento respiratório – abdômen, diafragma, intercostais (entre as costelas) e paravertebrais (costas) – é outra atitude que ajuda a encontrar uma respiração eficiente.

4. Use o abdome
Durante a corrida, o melhor é utilizar a região abdominal (e não o tórax) para aproveitar melhor o oxigênio inspirado. Para se acostumar, faça um teste deitado: inspire o ar de modo que a barriga inche e expire até que ela murche.

5. Curta e superficial
Respirar de forma rápida e superficial durante o exercício é normal. Utilize o recurso de alongar a respiração em uma subida ou outro momento de maior esforço.

Dica extra
Se você tem algum tipo de problema respiratório, como asma ou bronquite, consulte sempre seu médico e busque as melhores formas de render cada vez melhor. #BrasilRun

Fonte: WRun

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