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São Silvestre? Saiba como preparar e recuperar seu corpo

Vai participar da famosa corrida de São Silvestre e completar os desafiadores 15 km? Que orgulho! A gente sabe que essa prova exige muito tempo de preparação, disciplina e treinos árduos ao longo do ano. Além disso, para alcançar um bom desempenho é essencial saber o que comer antes da São Silvestre e também aprender a controlar a ansiedade pré-prova.

Uma alimentação equilibrada também é essencial para garantir a performance desejada. Dias e horas antes da competição o corredor deve consumir alimentos de alto valor nutricional e que o proporcionem energia. Encontramos dicas super importantes de nutricionistas para você se preparar da melhor forma e conseguir o melhor resultado.

1- É essencial se preocupar com a alimentação e a hidratação antes da prova da São Silvestre. Isso porque a competição acontece numa época do ano muito quente e tem um percurso desafiador com 15 quilômetros que inclui a famosa subida da Av. Brigadeiro Luis Antônio. Por isso, qualquer incômodo gastrointestinal ou falta de hidratação pode causar problemas na performance

2- Cerca de duas horas antes da prova é muito importante consumir 500ml de água para manter o corpo hidratado, além de realizar um café da manhã balanceado. Nesse dia alimentos com fibras, como por exemplo, frutas com casca e pães integrais, precisam ser evitados, já que podem causar desconfortos gastrointestinais durante a competição. Uma boa opção de café da manhã antes da prova é uma tapioca com geleia e suco natural diluído em água

3- Cerca de 30 minutos antes de começar a corrida é importante tomar mais uma pouco de água, cerca de 200ml. Durante a prova lembre-se de tomar de 180 a 300ml água ou isotônicos a cada 20 minutos. Os isotônicos são bons para reporem os sais minerais perdidos

4 – Há também os géis de carboidrato, que podem ser consumidos durante a competição. A quantidade indicada deve estar de acordo com o peso do atleta, ou seja, o indicado é consumir 1g de carboidrato/kg de peso/hora. Por exemplo, um atleta de 60 kg deve ingerir, durante a prova, 60g de carboidrato por hora, o equivalente a três sachês de carboidrato, que podem ser consumidos, um a cada 20 minutos

5- Depois de seguir essas dicas é muito provável que o atleta cruze a linha de chegada bem disposto. Mas vale lembrar que os cuidados com a alimentação continuam, uma vez que o organismo precisa se recuperar de micro lesões sofridas durante os 15 quilômetros de São Silvestre. Nesta fase, carboidratos (pães, arroz, macarrão, batatas, etc.)

Além disso, proteínas como frango, peixes e outras carnes magras, leite e derivados magros formam uma combinação perfeita para repor os estoques de energia e favorecer a recuperação do tecido muscular. Ou seja, um bom almoço depois da São Silvestre pode conter: pão, queijo branco, frutas, macarrão com frango, entre outros alimentos. Consulte seu nutricionista e pesquise mais dicas para garantir que seu corpo esteja 100% preparado e tenha uma recuperação perfeita. #BrasilRun

Fonte: Sport Life

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