Você Sabia?

Seu sono pode ser melhor dependendo do seu jantar!

Você sabia que as escolhas que fazemos em relação à última refeição do dia podem melhorar muito o nosso sono? E por que isso seria importante? A qualidade do nosso sono tem se tornado um assunto cada vez mais citado entre especialistas de diversas áreas da saúde. Tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Segundo o Instituto do Sono, em São Paulo, os números referentes a apneia do sono têm aumentado nos últimos tempos, indicando que nosso descanso não tem sido tão reparador quanto deveria.

E a situação parece só piorar na medida em que o mundo fica mais dinâmico e estressado. “Dormimos cada vez menos e nem sempre percebemos o efeito em nossas vidas”, lamenta a psicóloga Maria Christina Pinto. Ela elaborou o conteúdo do Hotel do Sono, iniciativa promovida pela farmacêutica Medley em julho deste ano, em São Paulo, para discutir justamente essa questão.

Pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença nesse sentido. Encontramos 11 dicas para tornar seu jantar um estímulo ao descanso. Confira:

1. Cuidado com a quantidade de comida nas duas horas antes de ir para o quarto. A digestão atrapalha o descanso.

2. Massas não estão proibidas. Porém, como podem pesar na barriga, devem ser consumidas com moderação.

3. Caso tenha sensibilidade, evite as pimentas, que podem causar quadros de irritação e azia.

4. Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas chegam a provocar desconforto no sistema digestivo.

5. Sem café, chá-preto e energético à noite: eles carregam substâncias como a cafeína, que nos deixam ligadões.

6. Tudo bem degustar uma taça de vinho. Mas exagerar nas bebidas alcoólicas é sinônimo de um sono de baixa qualidade.

7. Faça jantares leves. Dá pra montar lanches nutritivos ou preparar carnes magras e saladas.

8. O maracujá acalma. Apesar de o sumo da fruta já ter efeito, o poderio está nas folhas, disponíveis em cápsulas e extratos fitoterápicos.

9. O chá-verde ajuda na digestão das refeições. Só não beba muitas xícaras, pois ele possui um pouco de cafeína.

10. Infusões de erva-cidreira, camomila e capim-cidreira relaxam nos momentos antes de se deitar.

11. Um leite quente traz bem-estar. Ele ainda tem triptofano, ingrediente essencial para a formação do hormônio do sono.

Os alimentos são super remédios para quase todos os nossos problemas de saúde e somos a favor de que, cada vez mais, as pessoas busquem na comida de todos os dias, focar na saúde do presente e do futuro. #BrasilRun

Fonte: Revista Saúde

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