Chama o Doutor Você Sabia?

Seus pés merecem atenção e muito alongamento

Que o fortalecimento muscular é a chave para evitar lesões e aprimorar a performance na corrida, muita gente já sabe. Mas que as partes do corpo que mais sofrem desgaste pelo esforço e pelo impacto do exercício, são os pés, isso não necessariamente é do conhecimento de todos. Por isso, queremos dizer que seus pés devem entrar para sua planilha de treino de força e alongamento e serem trabalhados de forma correta.

As lesões que afetam os pés dos corredores estão entre as mais recorrentes e mais difíceis de tratar (tendinite e fascite plantar, por exemplo). Por isso, atente-se a eles. Sobretudo o arco do pé, aquela parte curva localizada no centro da planta, que é formada por ligamentos e ossos e é responsável pelo equilíbrio, pela distribuição de peso, pela estabilidade e pela sustentação do corpo.

Relaxar essa região é importante no pós-corrida. Para isso, experimente mergulhar os pés em um recipiente com água morna e sal depois de um treino ou prova puxada. Realizar um trabalho de liberação miofascial, deslizando a sola do pé por cima de uma bolinha de borracha ou rolo de espuma, também é uma boa. Mas, de acordo com professores de educação física, trabalhar o arco do pé é a melhor saída para prevenir lesões que podem afastá-lo do esporte, já que a falta de fortalecimento pode causar inflamação na musculatura ou nos ligamentos.

Veja essas dicas que encontramos para alongar e fortalecer o arco do pé:

Alongamento da região plantar: sentado, segure a ponta dos pés e puxe-a em direção a você. Se achar difícil, passe uma toalha ou faixa elástica nessa parte e puxe as extremidades.

Extensão do peito do pé: sentado, estenda e flexione a região do peito do pé o máximo que conseguir.

Flexão dos dedos: sentado, use os dedos como pinça para agarrar objetos, como uma caneta, uma toalha, uma tampa de garrafa.

Elevação de panturrilhas: com a ponta dos pés em um degrau, step ou outra plataforma, suba e desça os calcanhares, utilizando bem a amplitude de movimento. #BrasilRun

Fonte:Sua Corrida

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