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Teacrina é opção para os intolerantes a cafeína

A teacrina é encontrada em algumas plantas, como a camellia assemica (uma variação das ervas usadas para fazer chá-verde, branco e preto) e o cupuaçu. Ela dá energia, disposição e ajuda a aumentar o rendimento também, como a cafeína, mas sem alguns dos efeitos colaterais desta.

Quem tem a rotina de treinar pesado ou mesmo pratica exercícios com regularidade, sabe do poder dos estimulantes e como eles podem mudar completamente a disposição para fazer as atividades de intensidade. Afinal, a energia é fundamental para que o atleta tenha a capacidade de conseguir ir mais longe em seus objetivos, sem desistir do processo no meio do caminho. É ela quem nos motiva todos os dias e impede a fadiga – que é o cansaço extremo antes mesmo dos treinos.

A teacrina pode ser um substituto exatamente para quem tem sensibilidade à cafeína. Teoricamente, os estudos mostram que parece ter mais benefícios fitoquímicos. Ela tem muito mais alcaloide, que é um composto antioxidante, comparada à cafeína. A substância tem efeitos anti-inflamatório, analgésico, antioxidante, age na redução de percepção de fadiga, melhora foco, disposição e concentração. As supostas vantagens em relação à cafeína são a ausência do efeito rebote e de dependência.

Cada um de nós reage e sensibiliza de um jeito. Então, não podemos falar que a teacrina é a substituta da cafeína, sem efeitos colaterais. Podemos falar que é uma alternativa à cafeína, para quem busca mais disposição e energia na atividade física ou no dia a dia.

Quem tem sensibilidade à cafeína costuma sentir ansiedade, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. Mas não há como garantir que estas pessoas reagirão bem ao uso da teacrina – até pela falta de estudos aprofundados sobre o tema.

A teacrina é um metabólico da cafeína, com a diferença de ter um grupo metil ao invés de cetona na sua fórmula molecular. Ainda há poucos estudos relacionados, e sem evidências negativas, porém na prática clínica já obtive alguns efeitos indesejados, apesar da maioria se adaptar bem a ela. Por enquanto só se fala dos grupos que tiveram eficácia no uso da teacrina. Mas pode ter efeitos negativos também.

Consulte seu nutricionista e veja se essa é a solução para você ter mais energia. #BrasilRun

Fontes: O2 Corre, Treino Mestre

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Equipe Brasil Run

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