Você Sabia?

Terapia com ventosas é bem antiga e segue em tendência

Ventosas
Ventosas

Você com certeza já viu muito atleta andando por aí com marcas redondas na pele, parecendo grandes chupões, certo? A terapia com ventosas é a responsável por deixar essas marcas e definitivamente tem sido uma tendência já há alguns anos.

A sua origem parece ser bem antiga. A terapia com ventosas tem registros históricos que datam de centenas a milhares de anos. Nas suas formas mais primitivas, por exemplo, era utilizada pelos índios americanos que cortavam a parte superior do chifre dos búfalos, com cerca de 10 cm de comprimento, provocando o vácuo por sucção oral na ponta do chifre, sendo tampado em seguida. Bom, voltando aos tempos modernos, dois anos depois que o nadador Michael Phelps saiu da piscina cheio de hematomas redondos pelo corpo, o que despertou a curiosidade de muita gente, a técnica ainda segue firme e forte entre as celebridades e grandes atletas. Mas, afinal, para que ela serve e por que as pessoas deveriam tentar?

De acordo com a terapia chinesa, que foi a que realmente popularizou a técnica, ela se baseia na crença de que certos problemas de saúde podem ser causados por sangue estagnado e um fluxo de energia deficiente em seu corpo e para melhorar ou prevenir esses problemas de saúde, os praticantes da técnica aplicam copinhos – normalmente de vidro ou silicone – à pele para criar uma pressão que a suga para dentro, segundo explica o National Center for Complementary and Integrative Medicine. Essa pressão que os acessórios criam atrai sangue para a área afetada, aumentando seu fluxo sanguíneo em geral e esse aumento do fluxo sanguíneo pode aliviar a tensão muscular, melhorar a circulação e reduzir a inflamação.

Mas para que a terapia de ventosas é usada? Geralmente, é indicada para tratar a dor crônica – dor nas costas e dores de cabeça, em particular. Ela serve também para livrar a dor musculoesquelética, que muitas vezes é uma manifestação física do estresse crônico.

O estresse crônico geralemente se manifesta em como você se comporta. Tensionamos nossos músculos quando estamos estressados – especialmente quando estamos debruçados sobre nossos computadores e nossos telefones. Essa tensão muscular pode resultar em dor física, que é o que as ventosas ajudam a reduzir.

Busque mais informações com especialistas e veja se esse tipo de tratamento é realmente indicado para você.

Fonte: Women’s Health

Leia aqui també sobre a crioterapia e quando ela é indicada.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade