Você Sabia?

Treinos intervalados exigem atenção. Veja os erros mais comuns.

Treinos intervalados são ótimos para quem procura maior gasto calórico com a corrida, além de tornar algo que pode ser monótono as vezes, em algo mais dinâmico e divertido.

Os treinamentos intervalados são bons para qualquer esporte, mas, principalmente na corrida, por ser dos métodos mais importantes e eficazes na melhora do condicionamento, tanto físico (potência/ velocidade) como cardiovascular (aumento do VO2 máximo).

Mas muita gente ainda comete alguns erros na hora de fazer esse tipo de treino e acabam com lesões ou sentem que os resultados não são os esperados. Por isso, para que os seus treinamentos intervalados sejam mais eficazes, encontramos os erros mais comuns e as maneiras simples de evitá-los.

PULAR O AQUECIMENTO: Sempre devemos preparar nosso corpo para realização do esforço que vamos fazer, isso melhora a performance e diminui o risco de lesões. Sendo assim, é essencial fazer aquecimento antes de iniciar o treino.

NÃO CONTROLAR A INTENSIDADE DAS SÉRIES: estímulos fortes com recuperações são a ideia principal dos treinamentos intervalados. Numa série mais longa, com 10 tiros de 1km ou 20 tiros de 400m, temos que ter consciência da intensidade aplicada nos primeiros estímulos para conseguirmos finalizar o treino. O cronômetro e o frequencímetro (medidor de batimentos) ajudam bastante a manter esse controle.

ULTRAPASSAR OS LIMITES: cada pessoa evolui em um ritmo, por isso é preciso que os limites não sejam extrapolados para que o treino gere resultados e não cause prejuízos. Lesões e fadiga muscular são consequências diretas desse comportamento, portanto, se não quer ficar de molho, não faça mais do que seu corpo aguenta.

LOCAIS NÃO APROPRIADOS: como o trabalho intervalado usa de estímulos mais fortes durante suas séries, o terreno plano possibilita com que isso aconteça de uma forma melhor. Sendo assim, parques, grandes espaços públicos e pistas de atletismo são opções válidas. E para quem prefere um treino indoor, as esteiras são uma ótima opção para esse tipo de treino.

Procure sempre um educador capacitado que possa te orientar a como tirar melhor proveito de seus treinos intervalados, sem lesões, apenas benefícios. #BrasilRun

Fonte: Sportlife

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