Para as Meninas Você Sabia?

Um envelhecimento saudável não precisa de exageros

Envelhecimento saudável - Alongamento
Envelhecimento saudável

O envelhecimento é um fato, mas que ainda tira o sono de muita gente. A receita pra chegar mais longe e na melhor forma não é novidade pra ninguém; exercícios regulares, boa alimentação, cuidados com a mente e corpo, tudo em sintonia. Mas saiba que exagerar na corrida e em outras práticas, no desespero para se manter jovem não é o caminho mais seguro e pior: não vai adiantar muita coisa. Todos nós vamos ficar velhos, mas o exagero nunca faz bem.

Em um estudo recente da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, a situação de um grupo de idosos que fez exercícios durante a vida toda foi comparada à de jovens sedentários e, como já era de se esperar, o resultado foi bem similar nos quesitos imunidade, massa muscular e nível de colesterol. Até aí, ok.

Saiba que é bom tomar cuidado com o exagero na prática de atividade física, que pode diminuir o colágeno da pele e produzir excesso de radicais livres (moléculas que geram stress oxidativo nos órgãos e tecidos). Treinos intensos, prolongados, de alta intensidade e frequentes, praticados de forma exagerada também podem afetar o sistema imunológico, lesionar os músculos e as articulações e comprometer o sistema cardio-circulatório, prejudicando a saúde tanto de atletas como de praticantes amadores e tudo isso pode muito bem afetar como será o seu envelhecimento.

Você pode chegar aos “90 e muitos” com certa saúde, mas vale a pena ter dores crônicas nas articulações, ossos frágeis e pele flácida? Não, né? Portanto, os especialistas indicam sempre equilíbrio. E isso vale também para a alimentação que não deve ser restritiva demais e sempre adaptada para cada momento da sua vida, porque na medida em que envelhecemos, nossas necessidades vão mudando e é muito importante saber o que devemos parar de comer e acrescentar na dieta diária.

Lembre-se: se você está sempre sob pressão, seu organismo vai reclamar! Hormônios desregulados, gastrite, insônia, ansiedade e doenças de pele são respostas comuns ao stress. No meio da correria, reserve tempo para uma boa noite de sono, um hobby, um filme ou uma corrida leve.

O envelhecimento é totalmente natural e não deve ser tratado como tabu e nem com pavor! Aprenda a viver o presente, aproveitar cada ano da sua vida e busque viver bem e não em ser o velhinho mais incrivelmente inteirão do mundo inteiro. 😉

Fontes: Boa Forma e Estadão

Leia aqui também sobre sua memória pode melhorar com a corrida.

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade