Você Sabia?

Uma performance melhor através da biomecânica

Performance
Performance

Com certeza você já se perguntou o que faz afinal um corredor se destacar dos demais? Por que a performance de uns é mais eficiente que de outros? Bom, algumas respostas já estão sendo respondidas pela ciência em várias áreas e entre as respostas estão a capacidade pulmonar, fatores genéticos e até psicológicos. Mas aqui vamos falar de biomecânica e como ela pode influenciar na sua performance. Alguns dos corredores mais rápidos tem certas características específicas e o estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica pode ajudar a entender melhor como funciona o corpo desses atletas acima da média.

Encontramos três fatores que podem fazer a diferença na performance de um atleta. Além desses, há outros pontos relacionados ao movimento que colaboram para uma boa corrida e esses são os que tem maior evidência científica de relevância. Com excessão das características específicas da panturrilha dos quenianos, por exemplo, as outras características podem ser feitas por qualquer um, para uma performance sempre melhor na corrida.

Panturrilha maior
De acordo com o site Eu Atleta, um estudo desse ano chegou à conclusão de que quenianos, que são corredores muito rápidos, têm os músculos das panturrilhas mais longos do que outras pessoas, o que seria uma vantagem mecânica para a corrida.

Maior cadência
Essa é uma coisa que você pode conquistar. Dar mais passos por minuto também é uma das características de corredores eficientes. A elite do esporte tem uma média de 180 passos por minuto. Converse com seu treinador e faça treinos esepecíficos para conseguir melhorar a sua cadência e consequentemente, a sua performance.

Menor tempo de contato com o solo
Acompanhado de uma alta cadência vem um tempo de contato menor com o solo. Em resumo, menos tempo com o pé no chão, é menos energia jogada fora. Por isso esse parâmetro da corrida também é importante para a sua performance. Outro fator que qualquer atleta consegue trabalhar.

Buscar a melhor performance é o foco de qualquer corredor, inciante ou não. Dedicação, treinos assistidos por profissionais de confiança e auto-crítica saudável, são alguns dos caminhos para conseguir chegar mais longe, seja seu objetivo se tornar um atleta de elite ou simplesmente se desafiar a cada prova. Vá em frente!

Fonte: Eu Atleta

Leia aqui também sobre como seus tendôes precisam ser mais trabalhados para melhorar sua corrida.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade