Na próxima vez em que se sentir desanimado, em vez de culpar o clima ou um dia estressante no trabalho, você pode optar por ver o que está colocando para dentro do seu intestino. Entenda mais.

Uma das principais funções do estômago é armazenar alimentos até que o trato gastrointestinal (intestino) esteja totalmente pronto para recebê-los em seu interior.

Especialistas e médicos descobriram que o cérebro se comunica com o intestino além dos micróbios (bactérias, vírus e fungos) que revestem seu estômago, cólon e intestino.

Os micróbios estão em constante comunicação com seu cérebro. Ou seja, afetam praticamente tudo em nossas vidas, desde humor, emoções, sono, metabolismo. Em outras palavras, nossa saúde em geral sofre os efeitos.

Portanto, se o nosso intestino ou micróbios não estão funcionando adequadamente, eles podem enviar sinais negativos ao cérebro. Isso pode, portanto, afetar o humor e outros aspectos.

Os especialistas levantam a hipótese de que, quando os micróbios intestinais estão desequilibrados, as paredes intestinais se tornam mais porosas. Ou seja, permite que mais toxinas entrem na corrente sanguínea.

O que também pode acarretar doenças como artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia, doenças inflamatórias intestinais e fadiga crônica, por exemplo.

Para uma saúde ideal, o melhor a se fazer é manter uma diversidade de bactérias no intestino, e isso pode ser alcançado com uma dieta e outros fatores do estilo de vida de cada pessoa, como veremos a seguir.

Atitudes que ajudam a manter a saúde do nosso intestino em dia!

intestino

Manter uma dieta bem equilibrada que inclua uma mistura de vegetais verdes, e fibrosos e folhosos, além de ácidos graxos, ômega 3, como o encontrado no salmão, pode ajudar a promover um intestino saudável.

Também é importante limitar em sua dieta a ingestão de carnes vermelhas, alimentos ricos em gordura e carboidratos simples. Coma alimentos ricos em probióticos sempre, as chamadas boas bactérias.

Alimentos fermentados como chucrute e iogurtes com culturas vivas são embalados com probióticos, que podem ajudá-lo a digerir melhor os alimentos, impulsionar o sistema imunológico e até ajudar com inchaço, gases e diarreia.

Tomar um probiótico diariamente também pode fortalecer seu sistema digestivo e imunológico. Procure um probiótico que forneça os maiores e melhores benefícios à sua saúde digestiva.

O exercício físico também promove boas bactérias, reduzindo o estresse e promovendo endorfinas. O estresse, por outro lado, pode atrapalhar o sistema imunológico.

Comer melhor, exercitar-se e ter mais atenção ao comer alimentos ricos em probióticos são os primeiros passos que você pode tomar para melhorar a saúde do seu intestino.

Curtiu? Então leia mais aqui sobre as melhores fontes de fibra pra você!