Conecte-se!
dieta dos gladiadores

Comer Bem

Dieta dos gladiadores. Como eles tinham tanta força?

Publicidade

A famosa série Spartacus conta a história dos destemidos gladiadores. Alguns desses homens eram lendas vivas absolutas, e apresentavam físicos gigantescos, muitos deles ganharam fama por terem todo aquele imenso porte físico.

Eram considerados heróis entre o povo, principalmente por serem muito habilidosos no esporte da época, e eram adorados pela maneira como empunhavam suas espadas e escudo. Mas qual era a dieta dos gladiadores para garantir tanta força?

De acordo com últimas pesquisas e muito divulgado em um documentário de sucesso chamado “Game Changers” no Netflix, ao contrário do que muitos pensavam, a dieta dos gladiadores não incluía carne vemelha.

Você pode pensar então, como eles conseguiam tanta força e vitalidade então? Vamos ver a seguir!

O que comiam os gladiadores?

Os gladiadores romanos tinham todas as formas e tamanhos, as novas pesquisas mostram que a maioria deles carregava gordura extra, de propósito. Era um costume, por exemplo, ganhar gordura ao redor do tórax e do abdômen.

Essa gordura extra dos gladiadores funcionava como uma camada adicional de armadura para seus órgãos vitais, vasos sanguíneos e músculos. Dessa forma, se sofressem um ferimento superficial, nenhum dano grave ocorreria.

Publicidade

O treinamento dos gladiadores era exaustivo, e a gordura extra também os protegia de golpes de treinamento com armas de madeira, além de fazer com que eles parecessem maiores e mais intimidantes para os oponentes.

O segredo disso tudo, ao contrário do que muitos pensam, era uma dieta vegetariana. A análise óssea dos gladiadores mostra que eles consumiam uma dieta principalmente de grãos, principalmente cevada.

dieta dos gladiadores

Além disso, comiam muitos legumes, frutas secas, e feijão. A pobreza ou falta de acesso a carnes, eram calculadas para aumentar o tamanho e a gordura dos gladiadores. Esta dieta dos gladiadores, portanto, era pobre em cálcio.

Para suprir essa falta, os gladiadores bebiam uma mistura de cinzas de osso e madeira carbonizada, o que lhes dava uma contagem de cálcio muito maior do que os romanos não gladiadores.

Publicidade

Essa dieta ajudava a proteger seus corpos dos perigos enfrentados na arena. Como podemos aprender com esta Dieta dos Gladiadores? Primeiro, pode deixar a carne de lado sem medo.

Dieta dos gladiadores, o segredo para ter mais força.

Os estudiosos analisaram de perto os ossos de vários gladiadores, que foram encontrados nas ruínas de Éfeso. Foi muito interessante, pois, serviu para que fosse conhecido o segredo para tanta força contida nesses homens.

Todo o desenrolar desse estudo trouxe à tona, um fator importante sobre a dieta dos gladiadores, reforçando que a alimentação dele, mesmo sendo vegetariana, acrescentava muita força aos seus corpos.

Publicidade

Nos faz repensar nossa dieta, não acha?

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

começar a correr com sobrepeso começar a correr com sobrepeso

Como começar a correr com sobrepeso?

Treinamento

dieta anti-inflamatória dieta anti-inflamatória

Dieta anti-inflamatória. Quais os benefícios e como fazer?

Comer Bem

sirtfood sirtfood

SirtFood. A dieta que transformou a cantora Adele.

Comer Bem

correr ajuda a queimar gordura correr ajuda a queimar gordura

Correr ajuda a queimar gordura localizada? Como?

Você Sabia?

Publicidade
Publicidade
Conecte-se #BrasilRun