Comer Bem

Nutritional yeast. O que é e quais os benefícios?

nutritional yeast

Essa levedura nutricional é conhecida por quem cultiva uma alimentação saudável, mas muitas pessoas nunca ouviram falar nesse nome. Vamos falar aqui nesse artigo do que se trata, e conhecer os seus reais benefícios para a nossa saúde.

Estamos falando aqui de um produto alimentar usado com frequência na culinária vegana. Afinal, a nutritional yeast traz inúmeros nutrientes e pode ser consumida de forma fácil em uma dieta saudável. Estudos mostram que ela tem benefícios que vão desde a redução do colesterol até a proteção do corpo contra os danos dos radicais livres.

Existem dois tipos de nutritional yeast, que são a não fortificada e a fortificada. A primeira, contém vitaminas ou minerais adicionados, a fortificada contém vitaminas sintéticas adicionadas durante o processo de fabricação para aumentar ainda mais o teor de nutrientes.

Alguns dos principais benefícios nutricionais dessa levedura nutricional incluem todos os nove aminoácidos essenciais que devemos obter dos alimentos. Uma colher de sopa desse alimento contém 2 gramas de proteína.

Ou seja, isso se torna algo bem interessante para os veganos, ou para pessoas que querem melhorar sua alimentação, porque torna-se uma proteína de alta qualidade fácil de acrescentar às suas refeições. Quando fortificado, o alimento ainda se torna especialmente rico em tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e vitamina B12.

nutritional yeast

A nutritional yeast de qualidade contém ainda oligoelementos como zinco, selênio, manganês e molibdênio. Os minerais que estão envolvidos na regulação gênica, metabolismo, crescimento e imunidade. Mas atenção! Esses valores nutricionais variam entre as marcas.

Se deseja colher todos os benefícios citados aqui nesse artigo, uma boa dica é sempre ler com atenção os rótulos de cada marca para encontrar a variedade que atende às suas necessidades nutricionais.

Se você estiver usando fermento nutricional para adicionar vitaminas e minerais à sua dieta, procure variedades fortificadas com maiores quantidades de nutrientes adicionados. Agora, se estiver usando a nutritional yeast só pelo sabor, pode ficar menos preocupado se ela é fortificada ou não.

Benefícios da nutritional yeast que precisamos conhecer.

Como já vimos em todo o artigo a levedura nutricional é uma excelente fonte de nutrientes, contendo também os antioxidantes como a glutationa e a selenometionina, que podem ajudar a proteger o corpo contra doenças crônicas causadas pelo estresse.

Essa levedura nutricional ainda pode aumentar a sua imunidade, o que em tempos de pandemia é uma boa notícia para quem deseja cuidar melhor de sua saúde.

O beta-glucano também é encontrada na nutritional yeast e reduz os níveis de colesterol em nosso organismo. Por isso, é tão consumida hoje em dia por veganos e atletas que desejam potencializar seus treinos e sua saúde.

DESCUBRA AGORA