Conecte-se!

Comer Bem

Sua imunidade em dia neste inverno graças a estes alimentos

Publicidade

O inverno chega, e com ele alguns sintomas típicos dessa época do ano, nariz escorrendo, gripes e resfriados, mas saiba que é possível melhorar a sua imunidade durante o inverno com os alimentos certos.

Publicidade

É bom sempre redobrar os cuidados nessa época do ano, ainda mais para os atletas de corrida, que não podem deixar seu desempenho cair com a mudança de temperatura.

Sentir a imunidade baixar nos dias mais frios é sinal de que a sua alimentação não está sendo realizada da maneira correta. Frutas e verduras quando são extintas da alimentação trazem a péssima consequência de queda de imunidade.

Publicidade

Nosso sistema imunológico, tem a função de manter a integridade do corpo, defendendo-o de agentes que podem causar doenças, e nenhum esforço é demais quando o foco é fortalecer nossa saúde nos dias mais frios.

Publicidade

Alguns alimentos contribuem diretamente nessa função, com nutrientes e compostos ativos que turbinam a imunidade e agem contra diversas doenças, e os benefícios ainda redobram se você for atleta, pois esses alimentos proporcionam inúmeros benefícios.

  • Repolho: fonte de glutationa, um poderoso antioxidante que melhora a função das células imunes. Pode ser acrescentado em sopas e em omeletes, por exemplo.
  • Alho: tem função imunoprotetora, além de fornecer selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Acrescente em sopas e purê de legumes. Em azeites aromatizados fica muito bom!
  • Gengibre: O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e isso turbina seu sistema imunológico contra dores de garganta, ouvido e sinusites, bem comuns no frio. Vale consumir como chá ou fazer sucos naturais com esse ingrediente.
  • Castanha-do-pará: Fonte de selênio, a castanha-do-pará neutraliza a ação dos radicais livres no nosso corpo e retarda o processo de envelhecimento, evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.
  • Maçã: Nem todo mundo sabe, mas o resveratrol e a quercetina, que compõem a maçã ajudam a prevenir o câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis ainda reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo também o sistema imunológico.
  • Frutas cítricas: Essa dica é antiga, mas não custa reforçar. Frutas cítricas são sempre ideais se trata em aumentar as defesas do corpo. Isso se deve aos limonoides, que estão presentes especialmente na casca. Se você tiver aqueles super processadores, tente fazer sucos com o fruta inteira, sem tirar a casca, coe e mande toda essa saúde pra dentro!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Conecte-se #BrasilRun