O desgaste no tornozelo é mais comum do que muitos pensam, e o nome correto para isso é artrose de tornozelo. Se engana quem pensa que somente as atividades físicas de alto impacto provocam esse desgaste.
O problema também chega juntamente com a idade, mas existem determinados cuidados que podem amenizar ou prevenir o seu avanço. E se quer saber mais sobre como combater a esse mal, leia até o final desse artigo.
Como esse desgaste ou artrose aparece?
Diferente de vários outros problemas e lesões que vemos por aí, onde a dor é intensa, a artrose de tornozelo provocada pelo desgaste na articulações do local é mais amena, portanto tende a prejudicar a vida de muitos, principalmente dos atletas, quando não é cuidada devidamente.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Muitas pessoas que possuem artrose de tornozelo, tendem a tratar da dor apenas com analgésicos, por exemplo. Em outras palavras, ao perceber algum sintoma é fundamental que procure um médico para ter seu diagnóstico.
A articulação do nosso tornozelo é muito importante e dela depende obviamente em primeiro lugar, o nosso caminhar e correr, além de sua função ser também essencial para que nosso eixo postural formado pelo quadril, os joelhos, e os nossos pés, estejam em harmonia.
Quais as causas mais comuns do desgaste?
As causas da aparição da artrose de tornozelo podem ser:
- Ter sofrido várias entorses;
- Ser desportista;
- A presença de cistos ou crescimento ósseo anormal;
- Transtornos autoimunes, tais como a artrose reumatoide ou a psoríase;
- Pés planos;
- Idade avançada.
Sintomas da artrose de tornozelo
- Dor ao caminhar;
- Pressão na área;
- Inchaço no local;
- Dores noturnas;
- Quando não tratada devidamente, pode levar ao temido esporão de calcâneo.
Tratamentos para a artrose de tornozelo.
Como já mencionado aqui, o médico deve ser procurado aos primeiros sinais para orientar o devido tratamento para o seu caso. Somente um ortopedista poderá te recomendar o tratamento certo para garantir a saúde de suas articulações.
Sua saúde deve ser sempre bem cuidada, principalmente se é um corredor e deseja manter-se ativo em sua provas, portanto, não procurar seu médico para o devido tratamento afim de retardar o avanço dessa doença, pode ser fatal para sua performance.
Um dos tratamentos mais comuns é a infiltração das articulações à base de ácido hialurônico ou de corticoides. Em adição, palmilhas especiais também podem ser recomendadas, para diminuir o impacto durante o caminhar, aliviando a dor. Também existe um tratamento cirúrgico conhecido como artroscopia, que é eficaz nas fases iniciais, para corrigir a articulação mediante uma operação simples e, na maioria das vezes, bem rápida. Não deixe de cuidar de sua saúde!
Curtiu? Então leia aqui também sobre as top 5 lesões mais comuns entre corredores!