Para as Meninas

Amenorreia. O que as corredoras devem saber.

amenorreia

O nome pode ser meio estranho, mas a amenorreia é conhecida por muitas atletas, pois, se refere a falta de menstruação. Vamos saber até que ponto o esporte está ligado a esse problema e como lidar com ele.

Entre atletas de diferentes esportes, a amenorreia pode aparecer. Diferentes fatores podem interferir no ciclo menstrual e junto com isso, alguns problemas de saúde podem aparecer.

Por isso, aqui nesse artigo separamos o que as corredoras precisam saber sobre períodos irregulares, e o que fazer se o seu ciclo ficar instável. A boa notícia é que você não terá necessariamente que parar de correr segundo especialistas.

Como a corrida pode causar amenorreia e outros problemas.

Seu corpo requer calorias para manter todos os seus sistemas básicos funcionando sem problemas. Cada quilômetro percorrido queima uma quantidade calorias. Portanto, se você não tomar cuidado com o abastecimento, pode facilmente ter um déficit.

Essa deficiência de energia, por sua vez, desencadeia uma cascata de efeitos hormonais. Seu corpo suprime o hormônio estradiol e com ele, toda a linha de comunicação entre o cérebro e os órgãos reprodutivos que precipitam a menstruação.

amenorreia

Seus tecidos também param de responder ao hormônio do crescimento humano, um composto que torna seus músculos e ossos mais fortes. Em seguida, sua tireoide não funciona bem, desacelerando seu metabolismo.

Enquanto isso, seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse que pode quebrar os músculos dispara. Esta é basicamente à maneira do corpo tentar aumentar as reservas de energia para que o atleta possa lidar com o estresse imediato.

Em outras palavras, períodos irregulares constituem uma parte de uma condição chamada de tríade da atleta feminina, que também inclui má nutrição e ossos fracos. Mas será que é perigoso ficar sem menstruar tanto tempo?

É perigoso não menstruar durante meses?

No início, pode parecer uma bênção não se preocupar com absorventes durante longas corridas, mas com a menstruação vem uma garantia de que os sistemas básicos do seu corpo estão funcionando corretamente.

Um dos efeitos da amenorreia mais estudados, tem a ver com a saúde óssea. Se você não tiver menstruação, estará perdendo o estrogênio que protege os ossos, correndo um risco maior de osteopenia, osteoporose e fraturas por estresse.

Além de ossos fracos, seu sistema imunológico pode não funcionar corretamente, deixando você doente com mais frequência. Anemia ou problemas de tireoide também podem aparecer com amenorreia. Com isso, você pode se sentir lenta e ter um aumento de peso.

Outra preocupação entre atletas com amenorreia é a fertilidade. Embora a menstruação irregular possa representar um desafio para a gravidez, não há evidências de que a falta de menstruação signifique que você não será capaz de conceber.

Quando procurar atendimento médico?

Logo que começar a lidar com períodos irregulares, procure o quanto antes corrigir suas deficiências de energia. Afinal, agindo precocemente você pode reduzir o risco de fraturas, ossos fracos e outras complicações de saúde no futuro.

GANHE AGORA! RECEITAS SAUDÁVEIS PARA QUEM NÃO TEM TEMPO.

Quer deixar seu comentário?

Clique aqui para postar um comentário