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frequência ideal de treino

Treinamento

A frequência ideal de treino quando se começa a correr.

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Uma dúvida que paira na cabeça de muitos corredores, principalmente os iniciantes é quantas vezes na semana se deve treinar para ter resultados satisfatórios?

A frequência ideal de treino de qualquer atleta é muito importante, isso se ele deseja evoluir em seus resultados. Se você realiza treinos diários sem faltas, e de repente passa a espaçar essa frequência, por exemplo, com toda certeza irá sentir os impactos dessa regressão.

Afinal, nosso corpo funciona como uma máquina, e se estamos ativos ele sentirá a necessidade de se preparar ainda mais para qualquer atividade. Por sua vez, se não está ativo o ocorre o contrário, ou seja, há uma desaceleração.

Qual a frequência ideal de treino?

A resposta para essa pergunta, seria todos os dias, mas sabemos que nosso corpo precisa de pelo menos 1 dia descanso, para evitar risco de lesões. Portanto, uma frequência de treino de 5 a 6 vezes na semana, é o ideal.

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Afinal, com essa frequência mais ativa é possível dar vários estímulos no mesmo músculo durante a semana, contando até mesmo com 1 dia de recuperação. Quando se treina de 5 a 6 vezes por semana você entra em uma rotina de treino, e fica cada vez mais difícil desistir.

Outro resultado também aparece muito mais rápido com essa frequência, não importa seu nível. Mas sabemos que devido a uma rotina atribulada, muitos atletas nem sempre conseguem cumprir essa frequência nos treinos, e vamos ver outras opções a seguir.

frequência ideal de treino
Encontre a frequência ideal de treino que caiba na sua rotina

Dicas de outras frequências de treino que podem dar certo.

Você pode estabelecer uma frequência de treinos menor, e também ter resultados satisfatórios em sua performance. Vamos ver como progredir com outras frequências para alcançar resultados positivos.

De 4 a 3 vezes na semana – também é uma frequência excelente, mas é preciso alternar os dias, para que não fique um tempo muito longo de descanso, prejudicando seus resultados.

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3 vezes na semana – É uma frequência menor, mas que também pode ser produtiva para o atleta. Em outras palavras, nela você deve treina um dia, descansa um, treina de novo.

De 1 a 2 vezes na semana – É possível ter resultado, se mantiver sua disciplina em dia. Essa pode ser a sua frequência ideal de treino, já que o importante é se movimentar.

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1 vez por semana – Não é o indicado, afinal o tempo de descanso é imenso. Quem treina 1 vez por semana tem que buscar fazer um treino geral e manter uma alimentação saudável nos outros dias.

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