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Como recuperar o seu condicionamento físico?

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Quando se trata de condicionamento físico, ele vai embora ao pararmos de nos exercitar. Mas a rapidez com que isso acontece depende de vários fatores, incluindo idade, forma física, há quanto tempo se exercita e há quanto tempo está parado.

Perder o condicionamento físico, também é chamado de descondicionamento, em outras palavras, quando paramos de nos exercitar, geralmente começamos a descondicionar e perder força e condicionamento aeróbico.

Entretanto, a maioria dos atletas precisa parar de se exercitar por uma série de razões, como doenças, lesões, férias, trabalho, viagens e compromissos sociais, esses motivos interferem nas rotinas de treinamento.

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Quando isso acontece, um declínio em nosso nível de condicionamento é notado e o descondicionamento em atletas em boa forma geralmente não acontece tão rápido ou drasticamente como nos iniciantes.

Como conseguir manter meu condicionamento físico?

Se você mantiver algum exercício de alta intensidade semanalmente, poderá manter seus níveis de condicionamento físico razoavelmente bem a longo prazo. Mesmo sem seus treinos ativos de corrida.

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Para fazer isso, você precisa se exercitar a cerca de 70% do seu VO2 máximo pelo menos 1 vez por semana. Se você parar completamente de se exercitar por vários meses, é difícil prever exatamente quanto tempo levará para retornar ao seu nível de condicionamento anterior.

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Depois de uma pausa longa total, é improvável que qualquer atleta volte às suas melhores condições dentro de uma semana. O tempo que leva para recuperar sua forma física depende do seu nível original e de quanto tempo você parou de se exercitar.

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Dicas para manter a forma física durante o tempo livre.

  • Não desista completamente das atividades físicas, mesmo que precise parar com os treinos de corrida tente fazer exercícios pelo menos 1 vez por semana;
  • Para atletas lesionados, somente treine qualquer atividade fisica com orientação de um fisioterapeuta;
  • Se viajar use o treino de peso corporal, para manter seu condicionamento físico;
  • Use os exercícios rápidos como indicamos para manter a forma se estiver com seu tempo limitado;
  • Lembre-se de que o descanso e a recuperação podem ser tão importantes quanto o treinamento, portanto, use esse tempo para a recuperação;
  • Adicione sprints de 30 segundos à sua rotina para um condicionamento físico rápido e preciso;
  • Os exercícios curtos e de alta intensidade queimam mais calorias se você tiver tempo limitado.
  • Mãos à obra, e não perca seu condicionamento físico, mesmo que precise parar com seus treinos!

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