Conecte-se!
grupos musculares devem ser foco

Treinamento

Quais grupos musculares devem ser o foco?

Publicidade

O fortalecimento muscular é muito importante para corredores de todas as distâncias, tanto para quem está em busca de uma melhor performance, quanto para quem deseja evitar as lesões, que são bem comuns no esporte.

Você sabe ao certo quais os grupos musculares devem ser o foco para melhorar sua corrida? Se ainda tinha dúvidas sobre esse tema, esse artigo vai ser bem útil.

O trabalho de fortalecimento deve ser feito por quem quer evitar lesões, por exemplo. Ele sempre irá variar, de acordo com a distância das provas que você enfrentará em sua vida esportiva.

Manter os seus músculos fortes é super importante para a corrida, pois, eles são os condutores do seu corpo. Em outras palavras, dão velocidade aos movimentos, além de também, protegerem as articulações contra lesões.

Mas agora vamos ao que interessa, saber ao certo quais os grupos musculares devem ser o foco de nossa atenção, para um benefício pleno na corrida.

Caso você esteja querendo melhorar sua performance, e não saiba por
onde começar, uma dica é focar nos exercícios de fortalecimento desses
músculos que vamos falar aqui, para manter sua corrida sempre em dia.

4 Grupos musculares que devem ser o foco para uma melhor performance.

Publicidade

1- Panturrilha
O “tríceps da perna” tem duas funções na corrida, que são amortecer o impacto e impulsionar o corpo. No amortecimento esse músculo faz um
trabalho de força, freando o movimento.

Já na impulsão ele funciona com uma grande força, em uma contração chamada de concêntrica. Por isso a panturrilha dever ser treinada de ambas as formas.

Duas sugestões de exercícios para o fortalecimento dessa área específica são, pular corda, e subir na ponta dos pés em cima de um degrau, que pode ser da sua escada em casa.

grupos musculares devem ser foco
Panturrilha é um dos músculos importantes para corrida

2- Glúteo máximo
Esse é o propulsor do corpo, juntamente com a panturrilha. Uma corrida eficiente depende muito desse tipo de fortalecimento, e um bom exercício para ajudar nessa missão é o agachamento.

Publicidade

3- Glúteo médio
Localizado na lateral do quadril, esse é o responsável pela postura do nosso joelho. Sem sua ação a perna “cai para dentro” em um problema conhecido como “valgo dinâmico”.

Uma boa forma de fortalecer essa região, que merece e deve ser vista com bastante atenção pelos atletas que desejam melhorar sua performance, é elevar a perna esticada para o lado com um peso.

4- Quadríceps.
Esse é músculo fica localizado na parte da frente da coxa, e atua na absorção de impacto, na impulsão e na proteção do joelho. A cadeira extensora e o agachamento são bons exercícios para o fortalecimento dessa região.

Publicidade

Portanto, aproveite e leia também sobre os melhores exercícios de perna para fazer em casa!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

corrida de são silvestre 2020 corrida de são silvestre 2020

Como será a Corrida de São Silvestre 2020?

Você Sabia?

supinação supinação

Sofre de supinação? Entenda como consertar isto.

Treinamento

condicionamento condicionamento

Condicionamento depois da quarentena. Como recuperar?

Dicas de Saúde

coach de corrida coach de corrida

Coach de corrida. Quando precisamos e por quê?

Você Sabia?

Publicidade
Publicidade
Conecte-se #BrasilRun