Dicas de Saúde Você Sabia?

Quais os benefícios da caminhada?

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Muitas pessoas apostam na caminhada tendo em vista vários objetivos, sendo o principal deles o emagrecimento, mas será que caminhar emagrece? Vamos ver esse e muitos outros pontos relacionados a essa pratica ao longo do texto, acompanhe até o final!

Ter uma vida saudável hoje em dia é prioridade para muitas pessoas, principalmente em época de pandemia, cultivar uma boa saúde se tornou quase que uma necessidade e a caminhada pode ajudar nesse propósito.

Muitas pessoas que utilizavam essa prática somente para a busca de um corpo bonito e alcançar curvas. Afinal, ela queima muitas calorias levando a afirmação de que caminhar também emagrece, mas vamos falar de alguns outros benefícios aqui nesse artigo de forma mais abrangente para que você se aventure nessa prática e quem sabe, se aventure a uma boa caminhada, com toda a segurança que o momento exige, é claro!

Quais os benefícios da caminhada?

Ela pode baixar sua pressão arterial, reduzir o risco de doenças crônicas, até tornar seu cérebro mais afiado, deixando ainda seu coração mais feliz.

“Caminhar é tão simples que todos podem fazer”.

Além disso, tem outros benefícios, desde apoiar nosso sistema imunológico saudável até impulsionar nosso metabolismo e fortalecer suas articulações, músculos e ossos, sem contar que é incrível para aliviar o estresse, que fica evidente em tempos de quarentena.

Aqui nesse texto está o que você pode esperar quando começar a praticar a caminhada. Então que tal colocar roupas adequadas e um bom par de tênis, para se movimentar e colher todos esses benefícios?

1- A caminhada melhorará seu humor.
Pesquisas mostram que andar regularmente modifica seu sistema nervoso, melhorando seu humor, especialmente quando você está indo para um passeio em um lugar bonito ou irá tomar um pouco de sol, o que pode fazer você se sentir mais feliz.

2- Caminhar emagrece!
Conforme você anda, pode notar que suas calças começam a ficar mais folgadas em torno de sua cintura. Isso porque caminhadas regulares podem ajudar a melhorar a resposta do seu corpo à insulina, o que pode reduzir a gordura da barriga e de todo corpo.

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notará que suas calças começam a ficar mais folgadas em torno de sua cintura

A caminhada diária aumenta o metabolismo ao queimar calorias extras e prevenir a perda muscular, o que é particularmente importante à medida que envelhecemos. Como vimos, ela emagrece e ainda atua na saúde.

2- Melhora a circulação do corpo.
Caminhar é bom em reduzir a pressão arterial, e isso acontece porque, durante a prática do exercício físico, o fluxo de sangue no corpo aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

3- Caminhar pode reduzir o risco de doenças crônicas.
Atua reduzindo os níveis de açúcar no sangue e seu risco geral de diabetes. Para a prevenção de doenças, caminhadas mais longas são essenciais. Fazer uma caminhada de 1 hora pelo menos uma ou duas vezes por semana, ajuda nessa missão.

4- Sua digestão melhora.
Se deseja obter um sistema digestivo forte, prepare-se para começar a levar a sério sua caminhada matinal. Isso porque uma rotina regular pode melhorar muito os movimentos intestinais.

5- Ajuda a aliviar a dor nas articulações.
Caminhar aumenta o fluxo sanguíneo para áreas tensas e ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações. Gaste pelo menos 20 minutos por dia ou cerca de 1 hora por semana e evite a dor da artrite em adultos.

6- Combate a temida osteoporose.
A caminhada ajuda com a osteoporose, pois, o impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos muito mais resistentes e menos propensos a sofrerem desse mal.

7- Deixa o pulmão mais saudável.
Em tempos de pandemia manter o pulmão saudável é muito importante, e as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão durante a caminhada são excelentes, pois, deixam o pulmão livre das impurezas diárias, ajudando ainda a dilatar os brônquios e prevenir inflamações nas vias aéreas.

aproveite e desfrute do cenário. Caminhar em meio a natureza é um santo remédio

8- Elimina a depressão.
Um dos mais importantes efeitos da caminhada no corpo! O exercício libera uma grande quantidade de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Quanto mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que oferece mais ânimo para o dia a dia, deixando qualquer pessoa livre da depressão.

9- Protege contra derrames e infartos.
Para terminar, a caminhada ainda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares, o que é excelente para pessoas mais velhas. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é uma proteção eficaz contra derrames e infarto.

10- Caminhar ajuda você dormirá melhor à noite.
Se você se exercitar regularmente, dormirá melhor à noite, isso porque o sono aumenta naturalmente os efeitos da melatonina, o hormônio do sono. Caminhar também ajuda a reduzir a dor e o estresse, que podem causar distúrbios do sono.

viva a vida! vamos caminhar

11- Pode até ajudar você a viver mais!
Adultos entre 70 e 90 anos que eram fisicamente ativos viveram mais do que aqueles que não o fizeram. Manter-se ativo também ajuda você a se manter conectado com seus entes queridos e amigos que podem fornecer suporte emocional, o que é especialmente importante conforme você envelhece.

Quantos minutos de caminhada para iniciantes?

Mesmo pouco tempo de caminhada pode ter um efeito significativo no seu peso, pois, além de saber que caminhar emagrece, temos outros benefícios bem interessantes que merecem ser enfatizados nesse texto.

Especialmente se você está apenas começando, ou voltando depois de muito tempo parado, alguns acham a corrida mais interessante. Afinal, correr pode ser muito rápido e também causar lesões mais sérias se não estiver fisicamente preparado.

Um programa de caminhada é um exercício eficaz e pode levar à perda de peso com equilíbrio calórico adequado, também ajudando a colher todos os benefícios citados aqui nesse artigo de forma eficaz.

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Portanto, você não deve sentir que não está fazendo o suficiente. Na verdade, pode ser mais fácil seguir um plano de caminhada em vez de um plano de corrida.

Comece devagar, meia hora 3 vezes na semana por exemplo, são uma boa forma de começar. Depois que estiver se adaptado a essa nova rotina de caminhada, você pode então ir aumentando seu tempo, juntamente com os dias na semana. Os efeitos da caminhada no corpo, já podem ser vistos mesmo com apenas 10 minutos.

Qual o conceito da caminhada?

Caminhar na verdade é uma atividade física que é pouco divulgada, mas muito praticada, por ser um exercício bem simples de se realizar. E esse é basicamente o conceito dessa antiga e eficiente atividade: A praticidade e facilidade.

Em outras palavras, assim como a corrida, caminhar é uma atividade democrática, que serve para todos. Baste ter um tênis e roupas leves e sair de casa.

É muito comum encontrar pessoas que querem começar a correr iniciando pela caminhada. Afinal, tem baixo impacto, é fácil entender os movimentos e funcional para qualquer que seja o seu objetivo. Seja emagrecer ou ganhar condicionamento para corrida, a caminhada é a direção a seguir.

O que acontece se caminhar todos os dias?

Caminhar emagrece e disso já falamos ao longo desse artigo. Portanto, é isso que vai acontecer se caminhar todos os dias. As chances de queimar uma maior quantidade de calorias quando se caminha religiosamente todos os dias são bem maiores.

Mas a caminhada seja qual for a frequência é benéfica para colher um ou mais benefícios. Como melhor circulação, condicionamento e uma mente mais feliz e relaxada. Portanto, se deseja começar, o ideal é que comece aos poucos como falamos e logo assim aumente o seu ritmo.

O que é melhor: caminhar ou correr?

Essa é uma pergunta para qual não encontramos uma resposta exata, tudo vai depender da sua necessidade, pois, as pessoas tem metas e objetivos diferentes. Não existe melhor ou pior nessa reposta na verdade!

Tanto a caminhada quanto a corrida são melhores opções se ajudarem você a conquistar o que deseja. O mais importante antes de começar qualquer atividade física é buscar se possível, uma ajuda profissional antes de iniciar.

Isso ajudará a ter uma base para alcançar seus objetivos de forma mais eficiente seja na corrida ou na caminhada. Sem contar que estará cuidando de sua saúde da maneira como o momento merece.

Como começar uma rotina?

Para ajudar a começar sua rotina de caminhada, vamos dar algumas dicas que vão ser essenciais para quem deseja começar e permanecer nessa prática. Por isso, anote todas elas, para começar da melhor maneira e colher todos os benefícios que a caminhada oferece.

1- Escolha o melhor trajeto para começar sua caminhada. Parques ou lugares com verde são excelentes opções.
2- Ir acompanhado vai ajudar na motivação, mas com segurança! Não se esqueça que estamos em isolamento social.
3- Sempre respeite os limites de seu corpo.
4- Estabeleça as metas que deseja alcançar com a caminhada.
5- Procure sempre usar roupas e calçados confortáveis.
6- Sempre se alongue.

Qual a maneira correta de caminhar?

A técnica adequada na caminhada pode tornar o seu treino mais eficaz e agradável, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir lesões. Essa na verdade é a melhor e única maneira de se praticar da maneira correta afim de colher seus benefícios.

A postura deve sempre ser de manter a cabeça erguida, olhando para a frente. Seu queixo deve estar em uma posição neutra, não muito alto ou dobrado em direção ao seu peito. Seus ombros permanecem para trás e relaxados, não curvados.

A colocação dos seus pés deve estar próxima a uma linha imaginária no centro do pavimento à sua frente. Se não caminhar dessa maneira procure corrigir o quanto antes para evitar problemas futuros.

Para encontrar o comprimento da passada fique em pé com os pés ligeiramente separados. Incline-se para frente. Transfira o peso para a frente e, ao fazer isso, coloque o pé direito à sua frente e segure-se antes de cair para a frente.

Este é o comprimento da sua passada e você deve manter o mesmo comprimento independentemente da velocidade que você faz.

E para a finalização correta se concentre em passos mais rápidos, em vez de longos, evitando bater no chão com os pés, suavizando o movimento durante a pratica da modalidade, para que sua caminhada seja muito mais eficaz.

Muita gente tem dúvidas em relação ao balanço do braço, e ele deve ser feito de maneira harmônica, primeiro um depois o outro de maneira com que proporcione o equilíbrio exato durantes suas passadas.

A respiração também é um ponto super importante. Respire sempre de forma consciente, prestando atenção na inspiração, que deve ir enchendo o abdome. E na expiração que deve esvaziar pro completo a caixa torácica. Tente não conversar muito durante a prática pois isso pode causar desconforto e atrapalhar sua oxigenação.

Todos esses pontos tornam sua caminhada um exercício corporal completo. Nessa atividade você queimará muitas calorias, melhorará seu condicionamento e saúde. Comece a praticar a caminhada e se apaixone pela modalidade!

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